Ao buscar uma formação acadêmica, muitos indivíduos se deparam com a escolha entre um curso de tecnólogo ou um bacharelado. Embora ambos os caminhos ofereçam oportunidades de aprendizado e crescimento, o tecnólogo em Comércio Exterior pode ser valorizado em setores específicos, em que as habilidades práticas são altamente demandadas.

Os cursos de tecnólogo são aqueles focados em uma formação mais específica e prática, preparando os alunos para atuar de forma competente em áreas específicas do mercado de trabalho.

No caso do tecnólogo em Comércio Exterior, o curso proporciona uma formação voltada às demandas do mercado internacional. Os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as particularidades do comércio entre países, os aspectos legais e aduaneiros envolvidos, a logística internacional e a análise de mercados estrangeiros.

Com essa abordagem específica e prática permite que os graduados ingressem rapidamente no mercado de trabalho com conhecimentos especializados na área do comércio internacional.

O profissional da área é responsável por desenvolver estratégias para promover a expansão de negócios de uma empresa no mercado internacional, sendo também encarregado de gerenciamento de contratos de comércio, análise de riscos, logística e planejamento de exportação e importação, além de lidar com assuntos aduaneiros e tributários.

Atualmente, há uma necessidade crescente de profissionais de Comércio Exterior devido à globalização dos mercados e ao aumento das trocas comerciais entre países. As informações, de acordo com pesquisa do salario.com.br junto a dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, mostram que um Agente de Comércio Exterior ganha em média R$ 2.871,41 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.