Como parte integrante da programação da Semana da Engenharia, a Universidade Santa Cecília – Unisanta realiza o 1.° Hackaton da Cidadania, evento direcionado para os calouros dos cursos de Engenharia, que será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Auditório do Bloco E, 4.° andar, na Rua Cesário Mota, n.° 8.

Cerca de 200 calouros dos cursos de Engenharia acompanharão três apresentações de profissionais nas áreas de gestão pública e negócios cujo objetivo é inspirar os estudantes a propor projetos sociais que gerem impacto na comunidade através do compartilhamento de conhecimentos.

A temática dos trabalhos é livre, desde que os grupos indiquem uma ação social educativa. “Eles vão escolher um contexto socioambiental e estruturar um projeto que busque oportunizar melhorias aos beneficiários através da Educação”, diz a coordenadora-geral da Extensão Curricular da Unisanta. Dra. Nelize Maria de Almeida Coêlho.

Modelo de negócio – De acordo com Nelize, os Hackatons são eventos normalmente associados a temas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, mas, na Unisanta, foi adaptado para melhorar o engajamento dos estudantes de Engenharia com as questões sociais. “Os projetos serão apresentados para uma banca avaliadora que irá eleger os trabalhos com maior potencial de gerar impactos”, explica.

Os estudantes serão provocados a estruturar seus planos utilizando a ferramenta de gerenciamento estratégico Canvas Model, que estimula o colaboracionismo e o pensamento crítico e é amplamente empregada na construção de novos negócios.

Cronograma – Inicialmente, no dia 19/10, quarta-feira, às 19h, o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos Glaucus Farinello se apresentará com o tema: “Panorama socioambiental da cidade de Santos e pontos estratégicos para desenvolvimento”. O debate será importante, pois é o ponto de partida do estratagema dos grupos.

A seguir, a partir das 20h, Rodrigo Salgado, da empresa de software T2S, concederá uma palestra sobre “Como estruturar projetos utilizando o Business Model Canvas”, que apresentará a técnica e iniciará os trabalhos práticos.

Na quinta-feira (20/10), a partir das 19h, os futuros engenheiros irão acompanhar uma conferência com o tema “Técnicas de apresentação para um pitch de sucesso”, a cargo da engenheira Nayara Mota, do Instituto Êxito.

O que é um pitch? É uma apresentação com duração de até 3 minutos e objetiva despertar o interesse da outra parte a investir tempo e/ou dinheiro no seu projeto. Assim, é fundamental que os estudantes saibam quais são as informações essenciais e imprescindíveis a serem apresentadas, já que não há possibilidade de outra interação com os avaliadores.

Para finalizar, na sexta-feira (21/10), a partir das 19h, os alunos irão expor seus projetos, acompanhados da Profa. Nelize Coelho, coordenadora da Extensão Curricular, dos professores Nilene Seixas e Luis Renato Lia – coordenadores da Eng. Civil e Eng. Química, respectivamente –, de Thiago Pongelupe, presidente da AiCHe Unisanta, dos organizadores do evento, de professores do curso e de convidados. Ao final das apresentações, os três melhores, escolhidos pela banca e com votação aberta ao público, receberão um troféu, produzido pelo InovFabLab.