O profissional de Comércio Exterior atua diretamente na compra e venda de produtos, serviços e mercadorias entre empresas de diferentes países. Pode trabalhar em indústrias, comércio, empresas de logística, aeroportos e muito mais!

Além disso, o mercado de trabalho está aquecido, permitindo ao profissional da área encontrar oportunidades em diversos locais, de diferentes ramos e portes. As possibilidades oferecidas às empresas em novos mercados fora do país são crescentes e acompanham o ritmo da globalização.

Se você tem interesse em estudar Comércio Exterior, vamos apresentar alguns segmentos de atuação para tirar suas dúvidas!

Importação e Exportação: é considerada uma das áreas em alta no segmento devido à sua importância na economia. O profissional é conhecido como despachante aduaneiro e será responsável por garantir que todo o processo entre os produtos e matérias-primas que entram ou saiam de qualquer território aconteça de maneira correta e ágil, de acordo com as leis dos países envolvidos.

Para atuar como despachante, é necessário prestar uma prova de qualificação técnica pela Receita Federal e ser aprovado para obter o registro da profissão.

Gerenciamentos de Cargas e Logística: fiscaliza e controla todo o fluxo de embarque e desembarque de cargas, além de definir a forma mais adequada de transporte. Trabalha diretamente nos locais onde serão despachadas e também é a ponte para que todas as equipes envolvidas funcionem em conjunto.

Consultoria e Marketing: é um segmento que tem conquistado cada vez mais popularidade! Trabalhando em uma empresa ou sendo autônomo, o profissional irá assessorar e auxiliar na negociação internacional dos seus clientes. Algumas de suas funções são criação de plano de negócios, definição do método de divulgação e público-alvo, análise de mercado e muito mais.

Gerenciamento financeiro e cambial: seu trabalho é garantir que a troca de câmbio e toda movimentação financeira aconteça corretamente e dentro da lei. Irá lidar com avaliação de empréstimos e de investimentos e também com a análise das melhores taxas de câmbio.

Na Unisanta, é ofertado o curso tecnólogo em Comércio Exterior na modalidade presencial e também a distância, com dois anos (quatro semestres) de duração.

A graduação tem como objetivo formar profissionais capazes de empreender e ou lidar com as mudanças mercadológicas, criando, inovando e melhorando processos e resultados, assim como a otimização dos negócios com uso de ferramentas tecnológicas. A grade curricular engloba Legislação e Prática Aduaneira, Sistemática de Exportação e Importação, Política Comercial, Negociações Internacionais, entre outras disciplinas.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Não perca a chance de garantir a melhor graduação para o seu futuro profissional e faça sua inscrição para o Vestibular através do site: https://vestibular.unisanta.br/.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.