Coordenador da pós em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank, participa da Inoxcorr 2024

67

O coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank, participou, no dia 09 de novembro, do Inoxcorr 2024 – Seminário Brasileiro de Aços Inoxidáveis como Solução contra a Corrosão, realizado pela Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox).

O evento aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT), em São Paulo, e contou com a presença de acadêmicos e profissionais de diversas empresas, que compartilharam suas experiências no processamento e utilização dos aços inoxidáveis, abordando os problemas enfrentados e as soluções adotadas.

Este é o terceiro ano em que o docente participa do evento. Nesta edição, ele integrou a mesa-redonda como professor convidado, com o tema “A importância da integração universidade/empresa/associação para o aumento do consumo per capita do aço inox no Brasil”.

O evento contou também com a participação de estudantes e pesquisadores de diversas áreas ligadas aos aços inoxidáveis, com apresentação de trabalhos que serão posteriormente publicados nos anais do evento. Após o evento, ocorreu uma visita aos laboratórios de corrosão do IPT.

Mesa-redonda

Na oportunidade, o docente pôde falar sobre várias parcerias entre a Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox), a siderúrgica Aperam South America e a Unisanta, sendo a universidade responsável por atuar nas áreas de engenharia e promover avanços significativos nos polos industriais de Cubatão e zonas portuárias.

“Nossos alunos e muitos dos meus colegas professores atuam diretamente nas áreas industriais na Baixada Santista, o que traz muita sinergia entre nossa área acadêmica e as práticas industriais. A necessidade de desenvolvimentos e adequações no uso de estruturas e equipamentos permeiam nossas atividades, especialmente nas áreas de cálculo estrutural, integridade das estruturas, análises de falhas e confiabilidade como um todo.”

Ank salienta que, particularmente na área dos aços inoxidáveis, a parceria entre a Abinox e a Aperam auxilia a instituição, porque, por meio dela, se tem acesso a materiais para testes e análises que seriam difíceis de obter por meio de doação ou mesmo para compra no mercado, nas pequenas quantidades necessárias

Além disso, a parceria permite algumas análises mais específicas possam ser feitas na Aperam, o que oferece muito mais amplitude e robustez aos estudos que, ao serem publicados, disseminam soluções e práticas de interesse direto das áreas.

Ainda, na mesa foi relembrado o evento realizado na Unisanta no formato Workshop com empresas e universitários da região: “Temos realizado estes encontros dois anos na Unisanta e nosso retorno tem sido muito positivo, tanto pelos nossos alunos participantes do evento, quanto pelos nossos ex-alunos que estão atuando na região e dos demais convidados, desde alunos do ensino técnico até os demais profissionais convidados.”

O engenheiro comenta que houve casos em que participantes comentaram que algumas das informações e soluções apresentadas nesses eventos foram incorporadas no dia a dia de suas empresas, demonstrando que o evento organizado pelas instituições em conjunto tem sido realmente aproveitado.