Dia do Engenheiro – Estudante de Engenharia Civil da Unisanta fala ao CREA-SP sobre a profissão

35

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro e, para destacar a importância dessa profissão, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) publicou uma matéria sobre o papel do engenheiro na sociedade, evidenciando como a profissão mudou ao longo do tempo.

A aluna de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Marcelly Machado, foi a única acadêmica selecionada para ser entrevistada e abordar sua visão sobre a área, ressaltando o valor da profissão. A matéria começa com uma frase dita pela estudante: “Ser engenheiro é ser um solucionador de problemas que transforma ideias em realidade”, uma definição que resume o espírito da profissão, especialmente em um mundo dinâmico e acelerado, onde engenheiros precisam ser cada vez mais ágeis e criativos para enfrentar desafios modernos.

Quando questionada sobre a motivação dos engenheiros ao longo dos anos, Marcelly explica que o entusiasmo pela profissão se mantém porque o papel do engenheiro é ser “humanitário, é saber o quanto o seu trabalho impacta a sociedade”. E, ainda, complementa: “isso implica nunca parar de aprender e sempre estar curioso e pronto para enfrentar novos desafios. Se juntar a outras áreas e usar o conhecimento para inovar e transformar o mundo”.

Além da perspectiva de Marcelly, o conteúdo ainda traz profissionais de diferentes gerações que refletem sobre como a Engenharia consegue impactar os diferentes setores, como o meio ambiente, a indústria, a agricultura e a saúde, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Por fim, o texto aborda a diversidade de áreas dentro da Engenharia, que vai desde as modalidades mais tradicionais, como Engenharia Civil e Mecânica, até as emergentes, como Inteligência Artificial e Cibersegurança, todas exigindo habilidades técnicas e interpessoais.

Leia o texto completo, clicando aqui.