Fonte: Site das faculdades de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta

Alunos da Faculdade de Engenharia de Computação participaram, na última quinta (17), da primeira etapa de um minicurso sobre desenvolvimento e gestão de carreiras. A atividade foi organizada pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara e Sabrina de Cássia Martinez e promovida em parceria com o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) da Unisanta, sob a coordenação da professora Maria Cristina Pereira Matos. Os encontros têm como objetivo criar condições para que os alunos desenvolvam o seu potencial, preparando-se melhor tanto para processos seletivos quanto para o mercado de trabalho.

Dividido em três etapas, o minicurso tem como principais objetivos preparar os alunos para a confecção de currículos adequados e o desenvolvimento de competências ligadas à carreira escolhida, além de melhorar comportamentos ou hábitos prejudiciais em processos seletivos, trabalhando ainda eventuais bloqueios ou crenças que levem à falta de confiança e ao possível medo de falar em público.

Um dos organizadores da iniciativa, o professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da Unisanta, destaca que a ideia nasceu do acompanhamento que realiza junto aos alunos de todos os ciclos do curso: “Através deste trabalho, foi possível verificar que muitos estavam encontrando dificuldades em ingressar em um programa de estágio simplesmente por não saberem como elaborar corretamente um currículo ou até mesmo participar de entrevistas e dinâmicas de grupo. Firmamos, então, uma parceria com o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira da universidade para realizarmos um trabalho específico com nossos alunos do sexto ao oitavo semestre da Engenharia de Computação e, assim, preencher esta lacuna”, explica.

Também idealizadora do projeto e professora dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica da universidade, Sabrina de Cássia Martinez ressalta que, muito embora os estudantes não hesitem em se dedicar totalmente às disciplinas, projetos e congressos, às vezes se esquecem de que os processos de seleção das empresas também exigem preparação: “Acreditamos que antecipar essa situação faz o aluno despertar para essa nova etapa, que é se preparar para os futuros recrutamentos”.

Coordenadora do NDC/Unisanta, a professora Maria Cristina Pereira Matos destaca a relevância do atendimento gratuito realizado pelo núcleo: “Mais de 2.000 alunos, além de seus familiares, já foram atendidos. O retorno tem sido muito positivo”, enfatizando o compromisso de proporcionar ao formando a oportunidade de se sentir mais preparado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Os próximos encontros, que acontecem sempre às quintas-feiras a partir das 11h30, terão como temas “Práticas de entrevistas de seleção” (24/08) e “Dinâmicas de grupos” (31/08).

NDC/Unisanta – Focado no mercado de trabalho, o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC) foi criado em maio de 2012 e objetiva colaborar com alunos e formandos da Unisanta na busca por colocações no mercado de trabalho, oferecendo diversas orientações no intuito de qualificar os estudantes para que melhor se apresentem no mercado de trabalho e realizando ainda serviços de consultoria e assessoria em Recursos Humanos para empresas de diferentes segmentos. O NDC/Unisanta é coordenado pela professora Maria Cristina Pereira Matos e conta com a participação dos professores Aurélio Moschin e Tânia Cristina Guedes Pinto.

Fonte: Engenharias de Computação e de Eletrônica da Unisanta.