Boletim Informativo – 19/08/2017

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão para a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (21/08) se mantém, com ondas moderadas oriundas do quadrante sul-sudoeste associadas a ventos intensos, superiores a 3,6 metros na região oceânica e superiores a 2,0 metros na Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Com relação ao nível do mar, a previsão é de maré superior a 1,6 metros no dia 21/08 às 2h20 (Figura 3) e superior a 1,7 metros às 15h50, podendo ultrapassar os níveis previstos com a ocorrência de ventos locais intensos.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias e informam que se a previsão de hoje se mantiver, são esperados alagamento das vias públicas ocasionados pelo nível do mar, podendo ser agravados devido a previsão de chuvas para o mesmo período. Além disso, devido a direção preferencial das ondas e da altura de maré podem ocorrer impactos nas estruturas urbanas oriundos da agitação marítima na Ponta da Praia.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 09h30 de sábado (19/08/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para segunda-feira (21/ago. 04h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

 

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.

 

Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.

 

 

 

Boletim emitido com base nas informações da plataforma AQUASAFE Santos.