Diretores, coordenadores e docentes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participam de palestra sobre Escritório de Patentes, na próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro. Na oportunidade, Vanderlei Salvador Bagnato, professor titular da Universidade de São Paulo, cientista renomado e coordenador da Agência USP de Inovação, falará sobre o tema, às 17h30, na Sala de Atos da Unisanta.

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação que lhes garante a exclusividade de uso econômico de sua criação.

“A Unisanta pretende aumentar seu número de patentes registradas. Temos um grande número de produtos desenvolvidos por diversos cursos de graduação, como a Engenharia Mecânica e Fisioterapia, assim como por alunos dos cursos de Pós-Graduação. A visita objetiva passar um pouco da experiência do Prof. Vanderlei à frente do Centro de Inovação da USP”, afirmou o coordenador do Programa de Mestrados na Unisanta, Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco.

O palestrante, Vanderlei Salvador Bagnato concluiu simultaneamente Bacharelado em Física – USP, e Engenharia de Materiais – UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física – Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor  titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de Inovação. Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializados. Possui 24 capítulos de livros e cinco livros publicados. Orientou 42 dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado, nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens.

Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Física nas Ciências da Saúde. Eleito para The Academy of Sciences for the Developing World, é membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano; e da National Academy of Sciences (USA). Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.