O 10º Curta Santos, a ser instalado nesta segunda-feira à noite, no Mendes Convention Center, terá exibições, palestras e oficinas, até dia 23, em diversos locais da Cidade. Dois filmes de alunos  da Unisanta foram selecionados para concorrer a prêmios.

O longa santista Laje dos Sonhos, da diretora Raquel Pelegrini, será exibido nesta terça-feira (18), às 10 horas, no Cineclube Lanterna Mágica, com entrada franca. A diretora, Raquel Pelegrini, deverá estar presente. O 10º Curta Santos- Festival de Cinema de Santos, que terá sessão solene de abertura nesta segunda-feira à noite, no Mendes Convention Center, tem apoio cultural e institucional da Universidade Santa Cecília e se prolongará até 23 de setembro, com mostras de filmes e oficinas. A entrada é franca.

Raquel Pellegrini tem 20 anos de experiência em audiovisual, sendo 16 anos como diretora de programas de TV, além de ter feito vídeos institucionais, filmes publicitários, campanhas políticas e documentários, e de ter atuado como diretora técnica do Curta Santos.

A proposta do documentário Laje de Santos é divulgar a importância ecológica e ambiental do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, localizado a 90 quilômetros da capital paulista e a 40 quilômetros da cidade de Santos. Único do gênero no Estado de São Paulo, o Parque é desconhecido por quase toda a população brasileira e pela maioria da própria população paulista.

Quinta-feira: palestra de Cláudio Assis

O diretor Cláudio Assis, um dos mais polêmicos e criativos do cinema brasileiro, fará um bate-papo  no Cineclube da Unisanta na próxima quinta-feira (20/9), sobre seu filme Febre do Rato, às 10 horas, no Cineclube da Unisanta.  O filme, porém, não será exibido no Cineclube, mas na Sessão Unisanta Mostra Longas, no Cine Roxy Gonzaga. Sala 05, às 20 horas. na quarta-feira (19/9).

Febre do Rato, vencedor de oito prêmios no Festival de Paulínia 2011, conta com a participação de Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos. Mostra o poeta recifense Zizo (Irandhir Costa), artista marginal que coloca “sua indignação em sua poesia e no tablóide que publica, e que dá nome ao longa”.

Cláudio Assis estreou em longas-metragens com Baixio das Bestas (2006), famoso por uma cena de estupro, e conquistou boa parte da crítica com Amarelo Manga (2002). Matheus Nachtergaele interpreta o coveiro Pazinho, um homem simples, amigo de Zizo, que vive uma história de amor com a travesti Vanessa (Tânia Granussi).

O Curta Santos tem vários locais para exibição, como o Cine Arte Posto 4, o Theatro Guarany, o Engenho dos Erasmos, o Cine Roxy e a Unisanta, entre outros.

Filmes da Unisanta selecionados

Concorrem a prêmios no Curta Santos dois filmes de alunos do curso de Produção Multimídia da Unisanta: o curta O Sol Nascendo  e o clipe O Gigante – banda Panorama.

O Sol Nascendo faz parte de um projeto interdisciplinar chamado Curta o Conto, com a participação de diversos professores. A direção, o roteiro e a fotografia estão a cargo de Durval Moretto Produção e a edição de imagem de Wanderley. Respondem pela Direção de Arte a professora Drika Lucena e, pela Edição de Som, o professor Edison Delmiro,

O Gigante foi um trabalho produzido para a disciplinas de Direção de Arte e Edição de Som. Participam dos dois filmes selecionados  os alunos: Felipe Duarte, Cristiano Lima,
Felipe Giardelli, Luma Fachini, Renata Gonçalves,  Mariana Maneira e Fernanda Holiver. Sobre o Festival

O Curta Santos nasceu em 2002, com os objetivos de estabelecer um ponto de encontro dos realizadores locais e nacionais, trocar informações e experiências e despertar o interesse do  público para o cinema nacional e latino americano.

Desde a criação, mais de cinco mil curtas-metragens foram inscritos, o que evidencia o vigor da produção brasileira no setor. O Festival alcança, em média, público superior a 100 mil pessoas diretas que, livre e gratuitamente, têm acesso a todas as atividades realizadas pelo evento, hoje considerado o 4º maior do Brasil. Neste ano, o tema é 100 anos de Santos Futebol Clube e 10 de Curta Santos.

Serviço –  Programação do Curta Santos

no Cineclube da Unisanta

Evento: exibição do filme Laje de Santos

Dia: 18/9/2012  Horário: 10 horas

——————————————

Evento: palestra de Cláudio Assis, diretor do filme Febre do Rato.

Dia 20/9/2012      Horário: 10 horas

Local: Cineclube Unisanta.   Bloco E, quinto andar. Rua Cesário Mota, 8.

Informações: http://www.curtasantos.com.br/10edicao/