O curso superior de Gestão Pública EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 4 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios ao acervo da bibliografia complementar, acesso a equipamentos de informática, salas de aula, experiência profissional dos docentes, esquipe multidisciplinar, número de vagas, a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

Para o professor Marcelo Cruz, diretor de EAD, uma nota 4, em um processo tão complexo, é de fato muito importante para a Universidade, que tem como principal característica a qualidade da educação e seu compromisso com os alunos, independente da modalidade do curso: “O instrumento de avalição é composto por 58 indicadores, avaliados um a um, sendo atribuídos conceitos de 1 a 5 em todos eles. Após todos os conceitos atribuídos, é somada a nota final. Uma nota 4 é de fato muito importante e de grande complexidade para ser obtida, uma vez que são avaliados aspectos institucionais, informações e organização do curso avaliado, corpo docente, infraestrutura oferecida e há, também, a participação dos alunos. EAD da Unisanta segue cumprindo todos os aspectos com um alto nível de qualidade. Todos os cursos EAD que passaram pelo processo de reconhecimento obtiveram nota 4 ou 5”.

O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“A Instituição atua na avaliação interna e externa gestão do curso é realizada considerando a autoavaliação institucional desenvolvida pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), outros mecanismos internos e o resultado das avaliações externas efetuadas pelo e-MEC como insumo para aprimoramento contínuo do planejamento do curso, com evidência da apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica e existência de processo de autoavaliação periódica do curso”.

“Em média, a experiência dos docentes do curso fora do magistério superior é de 14 anos. Isto certamente permite apresentar exemplos contextualizados com o dia a dia da profissão. Também permite ao docente promover a interdisciplinaridade no contexto educacional e laboral e fazer os devidos inter-relacionamentos entre as competências previstas no PPC, o conteúdo abordado e as práticas da profissão. Essas experiências e formações do corpo docente foram comprovadas pela observação dos currículos lattes, dos seus diplomas, certificados e até cópias de parte de suas carteiras de trabalho e demais documentos disponibilizados pela IES no drive virtual da avaliação”.

“Com relação ao número de vagas do Curso, a IES, por sua autonomia didático pedagógica, possui 2100 vagas anuais, sendo 100 vagas na sede da Universidade e as demais distribuídas nos polos possuindo estrutura física, humana, fundamentada em estudos periódicos, quantitativos e qualitativos, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente, tutorial, na modalidade a distância respeitando a regulamentação dos Cursos Superiores de Tecnologias. As vagas estão em conformidade com o dimensionamento do corpo docente atuante no curso e as condições de infraestrutura (salas de aula, disponibilidade do estúdio, quantidade de laboratórios e equipamentos por discente, acervo bibliográfico) existentes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, na forma estabelecida pelo projeto pedagógico do curso, na unidade sede e polos presenciais.”