Curso superior de Gestão em Tecnologia de Informação EAD recebe nota 4 na avaliação do MEC

137

O curso superior de Gestão em Tecnologia de Informação EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 4 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios a Metodologia, Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa, Equipe multidisciplinar, Atuação do coordenador, Regime de trabalho do corpo docente do curso, a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

De acordo com o relatório, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unisanta foi considerado com máxima qualidade pela equipe de avaliação. O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“Os professores possuem pelo menos 1 ano de experiência na modalidade EAD com média de atuação de 6,76 anos de atividades de docência e tutoria. A vasta experiência dos professores na docência e tutoria EAD permite identificar as dificuldades dos discentes. Isso se reflete em sua capacidade de adaptar o conteúdo à linguagem compatível com a turma, apresentar exemplos contextualizados com os componentes curriculares, e criar atividades específicas para auxiliar alunos com dificuldades. Eles também usam avaliações diagnósticas, formativas e somativas como ferramentas de feedback, buscando aperfeiçoar sua prática pedagógica”.

“A interação entre os docentes, os tutores, coordenação e estudantes é realizada no frequentemente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da IES e ocorre de diversas formas: em reuniões via meet com a coordenação, em eventos virtuais semanais denominados café com o coordenador, , E-mail institucional, através de atividades como o fórum ou, ainda, por meio de um processo de comunicação com o AVA direto ao destinatário visando o acompanhamento das atividades de mediação pedagógica realizadas no curso”.

“A comissão evidenciou através dos planos de ação da coordenação da equipe multidisciplinar e da equipe de tutoria que há um planejamento devidamente documentado de interação para encaminhamento de questões do curso. Além disso, os relatórios de avaliação realizada pela CPA são usados como avaliações periódicas para a identificação de problemas ou incremento na interação entre os professores, tutores e estudantes”.