Curso de Psicopedagogia EaD da Unisanta recebe nota máxima do MEC

43

Com elogios à organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente, o curso de Psicopedagogia EaD da Universidade Santa Cecília (Unisanta) obteve a nota máxima na avaliação realizada pela comissão do Ministério da Educação (MEC), alcançando o conceito 5 (em uma escala de 1 a 5). O resultado reflete a excelência do curso em todas as dimensões avaliadas.

“A nota máxima no reconhecimento do curso de Bacharelado em Psicopedagogia EAD é muito significativa, inclusive pelo ineditismo da oferta no formato de bacharelado e também em EAD, fato destacado pela comissão do MEC. Essa área é essencial hoje e não há cursos de bacharelados sendo oferecidos. A EAD Unisanta sai na frente no mercado e se destaca com uma nota máxima”, declara o Prof. Dr. Marcelo Cruz, diretor da EAD.

Organização Didático-Pedagógica
A comissão do MEC elogiou a implementação de políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a promoção de aprendizagens alinhadas ao perfil do egresso e aos objetivos do curso. Segundo os avaliadores, “a estrutura curricular é condizente com as competências definidas na matriz de referência, com o uso de recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem”. Cada disciplina possui um guia teórico elaborado pelo professor, com textos autorais referendados de acordo com as normas da ABNT, além de um planejamento semanal que orienta os alunos através de exercícios, fóruns, estudos de casos e discussões em grupo.

Corpo Docente e Tutorial
Outro ponto de destaque foi o corpo docente e tutorial do curso. “Evidenciamos um corpo docente e tutorial que, em termos qualitativos, têm desempenho exponencial”, afirmaram os avaliadores. A permanência dos mesmos docentes e tutores ao longo dos anos garante a identidade do curso e a continuidade das decisões no núcleo central de trabalho. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é qualificado e experiente, e a equipe multidisciplinar demonstra domínio das atividades realizadas. A coordenadora do curso foi elogiada pela sua relevância e presença constante, tanto no curso quanto no atendimento via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Infraestrutura
A infraestrutura da Unisanta também foi amplamente destacada. “Podemos constatar que a infraestrutura da IES é de grande qualidade e muito extensa”, ressaltaram os avaliadores. As salas de aula são amplas e bem equipadas com recursos tecnológicos, incluindo uma sala inovadora equipada com uma grande quantidade de materiais tecnológicos. Os laboratórios de informática são espaçosos e acessíveis, e a biblioteca conta com uma diversificada bibliografia básica e complementar, garantindo acesso e cuidado com o plano de contingenciamento. O processo de produção e distribuição dos materiais didáticos foi descrito como meticuloso e de alta qualidade.

Inovação e Satisfação dos Alunos
Os avaliadores enfatizaram que a organização curricular do curso é inovadora, oferecendo disciplinas através de guias teóricos elaborados pelos professores. “Verificamos que os acadêmicos dos últimos semestres estão atuando na área, satisfeitos e sentem-se muito bem subsidiados”, relataram. O curso atende aos objetivos específicos, como diagnosticar problemas e transtornos de aprendizagem, viabilizar tratamentos, prevenir transtornos e elaborar alternativas de trabalho psicoeducacional.

Ainda de acordo com o MEC, os conteúdos curriculares são criteriosamente revisados e disponibilizados digitalmente, com a opção de impressão para os alunos. Além disso, a Unisanta realiza encontros semestrais de capacitação de tutores e conferências pedagógicas para as equipes de docentes e tutores, incentivando práticas criativas e favorecendo a permanência dos discentes. O Laboratório Virtual de Psicopedagogia é uma evidência do compromisso com a inovação e a qualidade na educação a distância.

Confirma todos os itens que receberam nota máxima no Reconhecimento do Ministério da Educação:
• Acesso dos alunos a equipamentos de informática.
• Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
• Atuação do colegiado de curso ou equivalente.
• Atuação do coordenador.
• Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC).
• Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC).
• Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria.
• Conteúdos curriculares.
• Equipe multidisciplinar.
• Espaço de trabalho para docentes em tempo integral.
• Estágio curricular supervisionado.
• Estrutura curricular
• Experiência do corpo de tutores em educação a distância.
• Experiência no exercício da tutoria na educação a distância.
• Experiência profissional do docente.
• Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa.
• Integração com as redes públicas de ensino.
• Material didático.
• Metodologia.
• Núcleo Docente Estruturante – NDE
• Número de vagas.
• Objetivos do curso.
• Perfil profissional do egresso.
• Políticas institucionais no âmbito do curso.
• Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
• Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística).
• Regime de trabalho do coordenador de curso.
• Regime de trabalho do corpo docente do curso.
• Sala coletiva de professores.
• Salas de aula.
• Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem.
• Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).