Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade participa da ABM Week

104

O coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank, participou na última quinta-feira da ABM Week, considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

Em sua sétima edição, o evento realizado pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, de 1 a 3 de agosto de 2023, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, tem a missão de promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor, e aconteceu 

O docente foi coordenador da mesa-redonda: “A visão do estudante sobre a redução da oferta de engenheiros no setor minerometalúrgico”, no qual atrair e reter uma geração que busca flexibilidade, desenvolvimento e ESG foi o desafio debatido na Plenária Siderurgia, trazendo representantes da indústria e da universidade para discorrer sobre as consequências e as possíveis soluções frente ao cenário atual de escassez de procura por carreiras na área de Engenharia Metalúrgica e de Minas.

Além disso, também foi coordenador e moderador da Rodada RH – Enemet, atividade integrante do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Mineração (Enemet 2023). 

O professor tem participado do Congresso da ABM, agora ABM Week, desde meados da década de 90, diretamente do Enemet nestes últimos 20 anos, e atuou na criação da Rodada de RH. “Este evento foi concebido para ser um momento de conversa e discussões informais entre os alunos de graduação das diversas Universidades presentes à ABM Week, profissionais dos Setores de Recursos Humanos das empresas apoiadoras do evento”.

É um momento no qual os alunos puderam apresentar suas sinceras dúvidas quanto ao rumo de suas carreiras, prioridades de formação específica ou complementar aos cursos de Engenharia que já estão fazendo e atualizando suas percepções sobre o mercado de trabalho e impressões sobre as empresas presentes. 

“Meu papel foi de auxiliar na interação entre os alunos e os representantes sem prejudicar as ideias trocadas e mensagens apresentadas por ambos os lados de forma amigável e despojada por ambos os lados. Para os jovens, o Enemet representa uma referência, um momento único para entrar em contato com um espaço de desenvolvimento técnico, de estratégias de gestão e de pesquisas científicas atualizadas, desenvolvidas tanto pela academia quanto pelas indústrias”.

Ele revela também que esse evento da Rodada RH, assim como toda a ABM WEEK, é por si só um agregador de diferentes culturas, conhecimentos e experiências que proporciona aos graduandos visualizarem a realidade e descortinarem opções futuras dentro do mercado de trabalho. 

Após ambos os eventos houve um tradicional sorteio de livros técnico-científicos cedidos pela ABM. Os alunos presentes que responderam corretamente a perguntas específicas sobre cada tema do livro foram os ganhadores, sendo que tais perguntas foram elaboradas ao vivo pelo próprio Prof. Willy Ank a respeito dos assuntos cobertos nos 40 livros distribuídos. Além disso, cada aluno presente ao final de sessão ganhou um encarte didático do Diagrama Ferro-Carbono, de autoria do próprio professor.