Fonte: CREA-SP
O CREA SP está mobilizando os profissionais do Estado de São Paulo para que discutam e apresentem propostas ligadas às ações  da entidade. Neste sábado (18), das 8h às 17h, será a vez da Baixada Santista receber a 6ª Edição do CRP – Congresso Regional de Profissionais. O encontro acontece no auditório do 4º andar do Bloco E da Universidade Santa Cecília – Unisanta.
Já foram realizados encontros regionais em Guarulhos, Taubaté, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Sorocaba onde os profissionais surpreenderam e apresentaram o maior número de propostas – 110. O recorde anterior pertencia ao CRP de Ribeirão Preto que havia contabilizado 97 propostas.

O Presidente do CREA SP, Eng. Francisco Kurimori, lembra que o objetivo destes eventos regionais é ampliar a participação dos profissionais, incrementando as propostas que serão apresentadas posteriormente nos encontros estadual e nacional. “O profissional reclama e agora tem a oportunidade de apresentar a sua proposta para mudar o sistema, para melhora-lo. Por isso, eu faço o apelo para que ele venha ao Congresso e participe das discussões. Aqueles que não puderem comparecer, poderão apresentar suas propostas pela internet, acessando o site do Conselho em www.creasp.org.br/cep”.

Em Santos, como em todos os CRPs, os profissionais serão divididos em Grupos que discutirão os 5 Eixos Temáticos. Cada grupo contará com um coordenador e com apoio técnico:

1 – Formação Profissional – A relação entre os Sistemas Profissional e Educacional no que se refere à formação acadêmica e ao exercício da profissão.

2 – Exercicio Profissional – A atuação do profissional quando no efetivo exercício da profissão: qualificação, habilitação, direitos e deveres.

3 – Organização do Sistema Profissional – A organização institucional e política do Sistema Confea/Crea/Mútua.

4 – Integração Profissional e Social – A Relação do Sistema Profissional com as Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Sociedade em geral.

5 – Inserção Internacional – a representação dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea em outros países e dos estrangeiros em território brasileiro.

As propostas apresentadas pelos profissionais da Baixada Santista, serão sistematizadas pelo Grupo de Trabalho constituído pelo CREA SP. No mês de julho, será realizado o CEP – Congresso Estadual de Profissionais que irá discutir todas as propostas sistematizadas e aprovar as 20 de São Paulo que serão defendidas no CNP – Congresso Nacional de Profissionais a ser realizado em setembro, na cidade de Gramado – Rio Grande do Sul e que este ano tem como tema: “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional”.

Serviço:

Congresso Regional de Profissionais – Etapa Santos

Dia 18/05/2013 Horário: 08h30min às 17:00h

Local: UNISANTA – Universidade Santa Cecília
Bloco E – 4º Andar – Anfiteatro 2 da Rua Dr. Cezário da Motta, nº 08
Boqueirão – Santos/SP

Realização:

CREA SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

Apoio:

FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo

MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA SP

UNISANTA – Universidade Santa Cecília