Neste sábado, 18/5, a partir das 8h, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe a 5ª Conferência Municipal das Cidades.  O encontro tem como objetivo criar um espaço de interação entre representantes do poder público local e da sociedade organizada para debater questões fundamentais do desenvolvimento urbano e eleger delegados à Conferência Estadual das Cidades, que deverá ocorrer na segunda quinzena de setembro deste ano.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, fará a abertura da conferência, que tem a temática “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”. A programação segue com a introdução do tema com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos e coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Unisanta, Nelson Gonçalves de Lima Jr.

Na sequência ocorrerão as palestras do gerente regional da Superintendência Baixada Santista da Caixa Econômica Federal, Sidney Soares Filho, e do arquiteto, José Marques Carriço, que disponibilizará temas da Conferência, para formação de quatro grupos, que desenvolverão as propostas para a Conferência Estadual.

No período da tarde, os grupos se reunirão para definir e apresentar as propostas prioritárias e eleger os delegados para o encontro Estadual.

Confira abaixo as temáticas e palestrantes dos grupos:

 Grupo 1Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal.

Palestrante: Marcio Antonio Rodrigues de Lara

Facilitador: José Marques Carriço

Relator: Renata Sioufi

Grupo 2Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano.

Palestrante:Nelson Trezza

Facilitador: Lenimar Rios

Relator: Marisa Gerais de Camargo Rangel

Grupo 3 A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade             urbana, habitação e saneamento.

Palestrante: Clarissa Duarte de Castro

Facilitador: Luciano de Souza

Relator: Marina Ferrari de Barros

Grupo 4Relação entre os programas governamentais – como PAC, Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

Palestrante: Gregório Gomes da Silva

Facilitador: Rafael Paulo Ambrosio

Relator: Rosana Aló