Cobric 2010

Os temas abrangem desde a presença de larvas e fungos em solo arenoso em Santos à fadiga de máquinas, paradigmas de programação à avaliação de fitoterápicos.

A presença de fungos nas praias de Santos, fadiga de máquinas, biologia pesqueira, inteligência emocional, conflitos no condomínio, fibra ótica, paradigmas de programação, avaliação de fitoterápicos. Esses são alguns dos temas de trabalhos inscritos no II Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), que será realizado a partir do dia 20 (quarta), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), a partir das 19 horas.

O diretor da Faculdade de Pedagogia, Fábio Giordano, biólogo e doutor em Ecologia, fará a palestra de abertura. Na quinta, das 8h30 – 12h, haverá a sessão de painéis no pátio bloco M. Nesse mesmo horário, serão feitas as apresentações orais, nas salas 435A, 435B e 436 A.

As sessões de painéis e de apresentação oral da noite serão, respectivamente, das 19 às 21 horas, no pátio bloco M, e no Consistório e Auditório do Bloco E.

O encerramento será na sexta-feira, às 11 horas, com entrega de prêmios no Consistório.
Meio Ambiente e Biologia – Entre mais de 500 trabalhos inscritos, destacam-se os relacionados à Biologia Marinha e Meio Ambiente. O solo de Santos é alvo de dois trabalhos: Estudo Ambiental do perfil fúngico nas áreas de lazer das praias de Santos (dia 21/10, 19h40, Consistório); e Presença de larvas nematóides com potencial patogênico em solo arenoso das praias de Santos (dia 21, 19 h, no Consistório.

Reconhecimento e Síntese da Voz no Windows 7, Estudo da Linguagem Pyton explorando os diferentes paradigmas de programação e as estruturas de programação funcional, e Sistran- Sistema de Controle de sinalização viária são exemplos de trabalhos nas Áreas de Exatas.

Alunos de Educação Física comparecem com pesquisas sobre vários esportes, com ângulos diferenciados, desde influência dos pais na iniciação do futebol feminino e masculino a fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de esportes marciais.

Análises de empresas e coleções de Moda, educação indígena, estudo de Álgebra, Educação Matemática, Biometria na Gestão Hospitalar e faltas por excesso de trabalho são alguns dos temas que refletem a diversidade de trabalhos escritos.

O COBRIC é organizado pela Profª Brigitte Rieckmann Martins dos Santos; Prof. Antonio Salles Penteado; Prof. Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo; Prof. Marcos Tadeu Pacheco e Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas. A comissão científica é composta pelo Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, Prof. João Inácio da Silva Filho, Prof. Fábio Giordano, Prof. Roberto Pereira Borges, Profª Lídice Romano de Moura, Profª Maria Cristina Pereira Alves e Profª Maria Cristina Pereira Matos.