O tema foi destaque  no Jornal A Tribuna – dia 21/10 – Editoria Baixada Santista (3/4 de página) e  Capa.

Desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Computação e Civil, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, o pequeno avião, denominado “Urublue I”, está concorrendo, no XII SAE Brasil Aerodesign, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos, Vale do Paraíba. O evento que se inicia hoje (21) prossegue até o dia 24/10. O projeto dos alunos da Unisanta foi lançado em 2009 e concorre agora em 2010, na categoria Micro, com outros 15 projetos.

O Urublue – Monoplano monomotor, que pesa apenas 400 gramas, tem capacidade para transportar 2 kg de carga e foi construído em madeira balsa, isopor, fibra de carbono e Depron, que é placa de poliestireno extrudada de fácil conformação. O destaque do projeto são os spoilers, peças instaladas nas asas para não causar torção. “Utilizamos também um motor de baixa rotação, que permite grande empuxo e é leve, outro diferencial”, diz Alan Maciel, capitão da equipe, que espera bom resultado para despertar mais interesse sobre projeto dentro da universidade santista.

O evento – Para a competição, os universitários levam 13 aeronaves rádiocontroladas, projetadas e construídas, durante meses, dentro de sete instituições, a exemplo de outras 83 equipes de vários estados do País, além da Venezuela, México, EUA e Índia.

Para disputar a competição, as 96 equipes inscritas foram desafiadas a submeter seus projetos a avaliações teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica, em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. As avaliações seguem regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br, responsável pela competição.

Categorias – Com aviões de dimensões reduzidas, que é o caso dos alunos da Unisanta, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a aeronave deve ser transportada numa caixa de 0,125m³. Nesta categoria, os aviões podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.

Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas à aeronave ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta é a única categoria a permitir a participação de pós-graduandos.

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m.

Ao todo são 96 equipes inscritas, sendo 79 de instituições de ensino, divididas em três categorias: Micro, Regular e Aberta. No final da competição, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, sendo que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009.