Sisu 2024: Entenda como funciona

138

No dia 30 de janeiro, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Sisu 2024 – Sistema de Seleção Unificada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As universidades federais e estaduais em todo o Brasil utilizam esse sistema eletrônico como critério de seleção de vagas.

Para participar do Sisu 2024, os estudantes atenderam a alguns requisitos, entre eles: ter concluído o Ensino Médio, ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior sem zerar a redação e não ter realizado a prova como treineiro.

O sistema seleciona estudantes com base na média do Enem, respeitando o limite de vagas por curso e modalidade. A seleção considera as escolhas e o perfil socioeconômico dos candidatos para a Lei de Cotas.

Ainda dá para entrar na Unisanta?

Segundo o balanço do MEC, mais de 1,2 milhão de estudantes se inscreveram nesta edição do programa, a única a ser realizada neste ano.

Se, por algum motivo, você não conseguiu garantir sua vaga pelo Sisu 2024, ainda há uma oportunidade para realizar seu sonho de entrar na faculdade este ano! A Unisanta, top 10 em inovação no país segundo o Ranking da Folha, está oferecendo benefícios e descontos especiais que podem auxiliar você nessa jornada.

Abaixo explicamos quais são as formas de ingresso nos cursos presenciais e a distância oferecidos pela Universidade Santa Cecília.

Promoção especial

A Unisanta está com uma campanha especial para os novos calouros que se matricularem até o dia 8/2. Nesta promoção, você garante 30% de desconto na mensalidade de janeiro e 50 ou 100% de desconto na mensalidade de fevereiro, em cursos específicos. Aproveite, a promoção é por tempo limitado!

Ainda dá para usar a nota do Enem de outras formas?

1. Cursos Presenciais:

Caso esteja pensando em se candidatar ao Vestibular 1.º Semestre 2024, você pode utilizar o Boletim de Desempenho do Enem (de 2013 a 2023).

Desta forma, você está dispensado do exame da Unisanta e ainda concorre a descontos de até 100% nas mensalidades dos cursos presenciais, fazendo parte da Promoção Enem.*

No ato da inscrição on-line gratuita, você informa as notas do Enem e já tem o resultado imediato, podendo fazer sua matrícula sem a necessidade do vestibular.

Os candidatos aprovados deverão apresentar o Boletim de Desempenho do Enem no ato da entrega da documentação, para a matrícula na Unisanta.

Atenção: Se a sua nota da redação do Enem for igual ou inferior a 350 pontos, será necessário realizar o Vestibular da Unisanta.

Os candidatos aprovados terão imediatamente a chance de desfrutar de benefícios exclusivos. Para mais informações, consulte aqui.

1. EAD

Ao inscrever-se com a nota do Enem (de 2013 a 2023), também é possível ser dispensado do vestibular e obter o resultado imediato durante a inscrição on-line gratuita.

Consulte informações sobre a Promoção Calouro EAD Unisanta. Saiba mais.

Bolsas e financiamentos

Existe também um amplo programa de bolsas e financiamentos que pode ajudar você a realizar o sonho do Ensino Superior e ter desconto na Unisanta!

1. Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Uma das opções é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que pode proporcionar financiamentos de até 100% das mensalidades, no qual a instituição bancária parceira acerta os custos da graduação junto com a universidade com pagamento parcelado que começa a contar apenas após o término da graduação*².

Os alunos interessados deverão preencher os requisitos solicitados e realizar as inscrições no site https://acessounico.mec.gov.br/fies em data definida pelo MEC.

1. ProUni (Programa Universidade Para Todos)

Também existe a oportunidade de acesso à educação superior por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, tanto integrais (100%) quanto parciais (50%), em cursos de graduação presencial ou a distância, oferecidos de acordo com critérios estabelecidos pela Unisanta.

Duas vezes ao ano, as inscrições acontecem, sendo os candidatos selecionados com base na média obtida no Enem, e em alguns pré-requisitos detalhados no site do ProUni.

Os alunos interessados deverão realizar as inscrições no site:  https://acessounico.mec.gov.br/prouni em data definida pelo MEC.

*A promoção para descontos nas mensalidades com o uso do Enem é válida somente para os candidatos aos cursos presenciais.

*² Somente para cursos presenciais. As vagas ofertadas no processo seletivo do Fies serão selecionadas de acordo com critérios técnicos e datas definidas pelo MEC.

1. CredIES

Além disso, também oferece Crédito Universitário – CredIES Unisanta, pelo qual o aluno paga somente 50% da mensalidade durante o curso, e o restante, depois de formado.