“O Brasil se destaca pelo bom desenvolvimento da tecnologia de combustivel Flex para automóveis e pelos grandes recursos naturais. Nossa viagem serviu para vermos coisas novas, existem grandes idéias por aqui. Muitos pensam que o Brasil é apenas futebol, mas não é”, afirmou o diretor da Universidade de Pittsburg, Dan Budny, durante a visita de alunos e professores à Unisanta, na manhã do dia 16/5.
Eram 38 estudantes de Engenharia e Administração de Pittisburg Durante a visita, os estudantes conheceram as dependências da Universidade e elogiaram os laboratórios.
“Nós não temos laboratórios tão práticos como estes nos Estados Unidos, facilitam o aprendizado. Além disso, esta viagem serviu para vermos as diferenças culturais. É minha primeira vez no Brasil e gostei de experimentar. O povo é muito amigável, não sei se no meu país o povo seria tão receptivo”, comentou Sara Louise, 19, estudante do primeiro ano de Engenharia Biológica da Universidade de Pittsburg.
O intuito da viagem de estudos é promover imersão cultural, mostrando a teoria e a prática. Segundo o diretor de Pós-Graduação da Unisanta, Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, é a quinta vez que a Instituição recebe o grupo americano. “Nossa estratégia de ensino é conciliar a teoria com a prática. Eles ficam encantados em ver os fenômenos acontecendo nos laboratórios. Inclusive, alguns de nossos módulos são vendidos e implantados em diversas universidades do país”, disse.
O estudante americano de Engenharia Mecânica, Benjamin Raymond Schneider,19, gostou da estada de duas semanas em Santos e deixou uma mensagem para os estudantes de Engenharia brasileiros. “Gostei bastante do Aquário Municipal e da visita à Petrobras, em Cubatão. Estudem, aproveitem e construam coisas boas”, sugeriu, timidamente.

Falta de engenheiros – Com o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a Petróleo e Gás, a procura por engenheiros tende a aumentar no País e no mundo. Segundo Cláudio Rocha Brito, presidente do Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências (COPEC), faltam engenheiros qualificados no Ocidente. “Hoje, a Universidade de Mets, na França, umas das melhores faculdades de engenharia mecânica do mundo, investe forte para que, em 2010, não falte profissionais no mercado”, alertou.
O evento faz parte de um programa que a Instituições de Ensino e Pesquisa dos EUA desenvolvem com o Brasil, através da parceria da NSF (National Science Foundation) dos EUA e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Brasil e, de acordo com o prof. Aureo Pasqualeto, estão estudando a possibilidade de enviar alunos da Unisanta à Pittsburg.