Pelo segundo ano consecutivo, calouros e veteranos do curso de Ciências Biológicas da Unisanta realizaram o Trote Ecológico nas praias da Região. Na segunda-feira (9), cerca de 100 alunos foram até a orla da praia de Santos recolher microlixos – pequenos objetos (bituca de cigarro, papéis, pedaços pequenos de plásticos) jogados nas areias, onde os caminhões esteiras de coleta não conseguem captar diariamente.
O veterano do terceiro ano de Biologia, Leonardo Prado Gontijo, diz que já esperava o apoio da Unisanta para o trote ecológico. “A universidade contribuiu bastante, distribuindo sacolas com frutas, bolachas e água, para os calouros e os veteranos”.
Em 2008, a ação foi realizada na Praia Branca, no município de Guarujá, além da coleta de pilhas e objetos tóxicos ser feita em caráter permanente, há mais de três anos.
Diversidade de ações no trote consciente da Unisanta
Como parte de uma ação permanente que visa ao entrosamento entre calouros e veteranos, campanhas para doação de medula e sangue, arrecadação de mochilas, livros escolares, cadernos, leite em pó, recolhimento de pilhas e limpeza de lixo nas praias são algumas das ações que estão sendo organizadas pelos alunos da Unisanta, como parte do Trote Ecológico e Solidário. Os novos alunos têm até o dia 6 de março para mostrar o resultado desse trabalho.
O trote com finalidades humanitárias e de respeito ao meio ambiente é uma tradição na Universidade Santa Cecília. Desde 2002, a Universidade incentiva o fim da prática do trote tradicional e faz campanhas de conscientização que orientam os calouros, com palestras, marcando a ideia de responsabilidade social. O curso que mais se destaca recebe um Troféu.

Pilhas e leite em pó
Em 2008, os estudantes de Biologia arrecadaram pilhas e baterias usadas, controles remotos e celulares quebrados e outros objetos eletrônicos que contêm produtos tóxicos e não podem ser descartados no lixo doméstico. “O diretório acadêmico arrecadou quatro caixas e três galões com pilhas e baterias usadas.
Conseguimos também fechar três caixas com celulares e baterias quebradas. Este ano, estamos arrecadando não só objetos eletrônicos, como leite em pó e outros tipos de materiais”, diz o presidente do D.A. de Biologia, Felipe Limão. Os produtos estão sendo recolhidos no Centro de Informações, no bloco M, ou no Diretório Acadêmico de Biologia, no bloco E, da Instituição.
CONFIRA AS FOTOS DO TROTE ECOLÓGICO, REALIZADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (9):