Agora é oficial. Com a publicação em seu site (http://www.fina.org/project/index.php?option=com_content&task=view&id=2058&Itemid=596), a Federação Internacional de Natação (Fina) oficializa Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, como líder do ranking mundial de Águas Abertas da temporada 2009. A jovem atleta de 16 anos ocupa a primeira posição em razão dos 20 pontos somados com a vitória na etapa de abertura do Fina 10 km Marathon Swimming World Cup, III Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi.
Realizada em 24 de janeiro último, na baía de Santos, a competição envolveu 55 nadadores de 13 países, entre os quais os atuais campeões mundiais, o italiano Valério Cleri e a alemã Ângela Maurer.
O ranking feminino de 2009 tem ainda na segunda posição outra brasileira, Poliana Okimoto, vice-campeã da etapa santista, com 18 pontos. Dois pontos atrás, figura a inglesa Nadine Pastor, seguida pelas italianas Martina Grimaldi e Giorgia Consiglio, com 14 e 12 pontos, respectivamente.
Entre os homens, o líder, também com 20 pontos, é o italiano Simone Ercoli, seguido pelos compatriotas Luca Ferretti e Valério Cleri, com 18 e 16 pontos. Em quarto lugar aparece o brasileiro Allan do Carmo, com 14 pontos, à frente do mexicano Luis Escobar, com 12 pontos.
Nesta temporada 2009, o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2009, compreende um total de 13 provas, distribuídas pelas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.
A próxima escala, marcada para 27 de junho, será em Setúbal, Portugal. Em tese, Ana terá um bom tempo para se prepara, mas é bom lembrar que neste período ela terá pela frente o Sul-Americano Juvenil de Águas Abertas e Piscina, na Argentina, bem como o Absoluto Brasileiro de Verão, o Troféu Maria Lenk. Sem dúvida alguma, duas importantes disputas.
Para aqueles que acreditam no mito de que dois raios não possam cair sobre um mesmo lugar, Ana Marcela tem um conselho: reveja seus conceitos. Afinal, em Santos, com o número 51 estampado no braço ela reviveu o êxito de Setúbal, na temporada 2008, quando obteve sua primeira vitória no Circuito Mundial. “Vibrei, quando soube que nadaria com o número 51 em Santos. O mesmo número da vitória em Portugal”.
Agora, depois de ver dois raios atingirem o mesmo lugar, Ana Marcela que ir além: ela nada por um terceiro raio e um bicampeonato em Setúbal, o que a colocaria em uma posição ainda mais privilegiada no ranking, com 40 pontos e mais US$ 2,5 mil.