O escritor e jornalista e professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) André Rittes lançará, no próximo domingo, dia 27, o livro “Os Caranguejos”. O lançamento acontece a partir das 17 horas, na Estação da Cidadania, em Santos. A obra, editada pelo Ateliê de Palavras, reúne 15 contos, que abordam temas diversos, como a morte, o amor, as perversões e a poesia em torno da saudade e da ausência de alguém importante em nossas vidas.

“Os Caranguejos” foi editado a partir de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding). André Rittes recebeu apoio de mais de 140 pessoas, além de quatro instituições; entre elas, a UNISANTA, para viabilizar o livro.

Com experiência em rádio, assessoria de imprensa e como ex-editor da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo na Baixada Santista), Rittes diz que foi a literatura que o levou ao jornalismo, e não o contrário.

“Comecei tarde no jornalismo e já tinha cinco premiações em concursos literários”, diz o jornalista que, apesar de ter lançado três livros acadêmicos, parte agora para sua primeira obra de ficção. “Escrevo contos desde a adolescência e, apesar dos prêmios, nunca havia editado uma compilação deles”, afirma.

A festa de lançamento envolve mais duas obras. Rittes também vai lançar “Viração”, livro em versão pocket, com seis contos, cinco deles premiados nacionalmente e outro publicado numa coletânea, nos Estados Unidos.

O terceiro livro se chama “Como fazer um telejornal – da pauta ao ar”. A obra é voltada não apenas para estudantes de Jornalismo e jornalistas, mas para quem aprecia ou acompanha a TV no Brasil. O livro foi atualizado e reeditado para seguir as mudanças na mídia contemporânea.

Além do lançamento, o evento terá música ao vivo, com apresentação de Aracelly e Walmir Duo. No repertório, MPB, Bossa Nova e Jazz.

André Rittes é professor da UNISANTA há 18 anos. Atualmente, ele dá aulas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Serviço:
• Estação da Cidadania – Avenida Ana Costa, 340 – em frente ao Hipermercado Extra -, em Santos.
• 17 horas
• Preço dos livros: “Os Caranguejos” (R$ 35), “Viração” (R$ 20), “Como fazer um telejornal” (R$ 20).