O livro “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro” (Editora Ekográfica) será lançado no dia 2 de outubro, em Santos, na Realejo Livros – Avenida Marechal Deodoro, 2 Gonzaga.
A obra conta a trajetória de um dos ícones do jornalismo brasileiro: José Hamilton Ribeiro. O autor da biografia, jornalista Arnon Gomes, estará na livraria para sessão de autógrafos e bate-papo com o público.

Este trabalho vem de uma ideia inicial de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Jornalismo, feito por Arnon em 2004, na Unisanta (Universidade Santa Cecília), de Santos (SP).

O livro chega no ano em que pelo menos três efemérides marcam a carreira do biografado: 80 anos de idade, 60 de carreira e 40 do término da Guerra do Vietnã, conflito do qual foi o único repórter brasileiro a cobrir e que o tornou um nome nacional pelo acidente sofrido, ao pisar numa mina terrestre e perder parte da perna esquerda.

Mas o livro se propõe a ir além do Zé correspondente de guerra. Procura explicar o motivo de, entre os jornalistas de sua geração, provavelmente a mais brilhante da história da imprensa brasileira, ele ser o único a ficar tanto tempo na reportagem, mesmo com o avanço da TV e, posteriormente, da internet. Há 35 anos, ele é repórter do programa Globo Rural. Procura desvendar quais os macetes que o tornaram o jornalista brasileiro com o maior número de prêmios. E mais: resgata suas reportagens inesquecíveis, em momentos cruciais da vida brasileira, e o legado que deixou por onde passou.

Conta sua luta durante a ditadura militar, fundando e dirigindo jornais em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas. Fala da pessoa que, de aluno expulso da faculdade no último ano do curso de jornalismo, tornou-se professor admirado e doutor por “notório saber”. E do jornalista que soube transformar em livro suas grandes reportagens. É autor de 15 obras literárias.

Toda essa saga é contada com depoimentos do próprio biografado e também de pessoas que conviveram com ele. São jornalistas, que, assim como o biografado, possuem grandes trajetórias, além de amigos e familiares. Bastante ilustrado, o livro é dividido em dez capítulos e tem 260 páginas. O prefácio é de autoria do também jornalista Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo e genro de José Hamilton.

Sobre o autor: Arnon Gomes é jornalista, nascido em Santos (SP), em 25 de fevereiro de 1983. É editor-chefe do jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP). Tem pós-graduação em História e Cultura e é também autor dos livros “Com véu de alegoria – cem anos de carnaval em Araçatuba” (Editora Somos, 2008) e “Genilson Senche, homem de ideias e ação” (Editora Somos, 2011).