ana-marcela-hexacampea-fina
Foto: FINA

A nadadora da Unisanta, Ana Marcela Cunha, se consagrou hexacampeã do FINA Marathon Swim Series neste sábado (12). A última prova da competição foi realizada em Eliat, Israel.

Com 1h56m23s60, Ana Marcela ficou com a medalha de prata. A australiana Chelsea Gubecka ficou com o ouro (1h56m19s80) e a alemã Leonie Beck terminou em terceiro lugar (1h56m25s30).

A brasileira estava empatada com a holandesa Sharon Van Rouwendaal pelo título do circuito mundial, com 2200 pontos. A medalha de prata em Israel deu a Ana Marcela os pontos necessários para assumir a liderança, fechando a competição com 2900, enquanto a companheira de competição ficou com 2700, depois de fechar a prova em quinto lugar.

Este foi o sexto título da nadadora no circuito mundial, que venceu em 2010, 2012, 2014, 2018 e 2021.

“Estou muito feliz com a prova hoje. Gosto muito de nadar aqui, acho que é a minha décima vez nadando aqui”, disse Ana Marcela, em entrevista concedida à FINA após a prova. “Estou muito feliz de ter ganhado o circuito mundial novamente, é muito importante. Toda prova da competição, consegui ficar em primeiro, segundo ou terceiro, então para mim, foi um ano perfeito.”

A atleta da Unisanta finalizou agradecendo o Brasil pela torcida ao longo do ano.

Retrospectiva de 2022

O circuito mundial contou com quatro etapas em 2022 e Ana Marcela conseguiu subir ao pódio em todas as provas que disputou.

Abrindo a temporada em Portugal, em maio, a nadadora conquistou o ouro com 2h09m29s80. Em julho, na França, ela melhorou seu tempo com 2h00m33s71 e subiu ao lugar mais alto do pódio novamente.

Em agosto, Ana Marcela disputou a terceira etapa no Canadá, onde ficou com a medalha de bronze, enquanto Sharon conquistou o ouro, empatando o ranking mundial. A penúltima prova seria realizada em Porto Rico, em agosto, mas acabou sendo cancelada.

Além das medalhas na competição, Ana Marcela teve uma temporada com muitas conquistas. A maratonista aquática participou do Mundial em Budapeste, em julho, e as três provas disputadas renderam: ouro nos (5 e 25km) e bronze (10km).

A equipe da natação Unisanta tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.