O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFES) da Faculdade de Educação Física da Universidade Santa Cecília (FEFESP/Unisanta) participa com três trabalhos aprovados no III Congresso Olímpico da International Convention on Science, Education and Medicine in Sport  (ICSEMIS), a ser realizado de 31 de agosto a 4 de setembro,  em Santos. Os estudos aprovados foram dos alunos Iago Aguilar, Isadora Vieira, Rômulo Sant’ana e Leticia Parada.

Eles  apresentam propostas para discutir fatores da fisiologia do exercício e do esporte visando a melhora no desempenho humano.  O tema do Congresso é “Dizer sim à Diversidade no Esporte”.

Iago e Isadora estudaram o desempenho físico de mulheres com as modificações que ocorrem durante os períodos do ciclo menstrual.  Rômulo analisou o desenvolvimento das variáveis antropométricas e da composição corporal em crianças praticantes de natação competitiva; e Letícia (aluna vencedora na área de saúde do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – Cobric 2015) se utilizou da técnica Raman para analisar marcadores inflamatórios na urina de atletas de natação da Unisanta.

Os alunos foram orientados pelos Prof. Dr, Alexandre Galvão da Silva e a Profa. Dra. Débora Rocco, responsáveis técnicos pelo LAFES. O Laboratório possui publicações em revistas nacionais e internacionais, indexadas ao maior site científico na área da saúde, o PubMed, utilizado pela comunidade mundial.

O evento tem apoio do Conselho Internacional de Ciências do Desporto e Educação Física (ICSSPE), do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS),  que pretendem realizar a Convenção Internacional sobre Ciência, Educação e Medicina do Desporto (ICSEMIS).

Participam do Congresso Olímpico profissionais especialistas na área esportiva, instituições acadêmicas ligadas ao esporte, à educação física, ao exercício e atividade física e à medicina esportiva.

O evento será na sede  da prefeitura de Santos, no salão nobre do Palácio José Bonifácio (Praça Mauá, s/nº).

Mestrado – Segundo o dr. Alexandre Galvão da Silva, no 2º semestre de 2016, o Laboratório de Fisiologia dará inicio à execução de projetos em nível de mestrado na área de Ecologia e Biodiversidade, com temas relacionados à poluição atmosférica, poluição ambiental no litoral da Baixada Santista e a influencia no organismo humano.

Cursos e reuniões:  O LAFES desenvolve curso de Pós-Graduação voltado para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas. http://www.unisanta.br/Posgraduacao/Curso/1309 .

Todas as quintas-feiras, das 11 às 12 h, promove reuniões científicas abertas a todos os alunos da Universidade Santa Cecília, quando são discutidos temas relacionados às áreas de atuação da Educação Física e também os  cursos de extensão acadêmica, gratuitas.

Canal de informações e esclarecimentos em mídia social, Facebook: LAFES.CIENCIAS