jornalismo jogos unisanta

Maior competição esportiva universitária do estado de São Paulo, os 38ºs. Jogos da Unisanta tiveram início no dia 2/5, com sua abertura composta por eleições do rei e rainha, desfile das agremiações, além do show do DJ GBR. Os acadêmicos do curso de Jornalismo compareceram à festividade com o objetivo de adquirir experiência e conhecimento na prática, por meio de orientações de profissionais e execução de atividades na TV, Redes Sociais, Assessoria de Imprensa e Jornal Impresso da competição.

Finalidade

Docente da Unisanta, o Prof. Luiz Carlos Teixeira do Nascimento informa a respeito da finalidade no comparecimento e assistência dos discentes de Jornalismo na publicação impressa “Jornal dos Jogos”.

“Primeiramente, o aluno terá um contato com o público, entrevistando, fazendo fotos, textos e diagramando. Outro ponto importante é que o acadêmico irá entrevistar e escrever as declarações fornecidas. Deste modo, ele vai entender a dinâmica do jornalismo impresso”, explica.

O professor destaca o aprimoramento contínuo e sucessivo das habilidades sociocomunicativas dos participantes: “Nós já fazemos esse jornal há 20 anos ou mais. A ideia de colocar os alunos foi introduzida pelo professor Humberto Challoub, sugerindo que houvesse uma atividade extra. Isto deu tão certo que muitos dos ex-alunos inseridos no Jornal dos Jogos, hodiernamente, estão fora, trabalhando, graças a esse exercício”.

Além da essencialidade de aperfeiçoamento de habilidades profissionais, a Prof.ª Jamile Guimarães, jornalista e coordenadora do programa de TV universitário Espaço Unisanta, menciona também o trabalho em equipe e à interação entre os integrantes.

“A principal intenção das horas complementares na cobertura dos Jogos é, realmente, a integração dos discentes, visto que nesse momento eles conseguem conhecer uns aos outros, aprender a trabalhar em equipe, começam a ter os primeiros contatos com a profissão”, afirma a jornalista.

Ela acrescenta: “O Santa tem um histórico de ter muitas aulas práticas, uma das nossas qualidades em questão da Comunicação. Durante o curso de Jornalismo, existem experiências destinadas aos alunos, como a Revista Viral (atualmente, é uma revista virtual), o Jornal Primeira Impressão (impresso), Blogs sobre matérias da comunidade, o Espaço Unisanta (programa que dirijo), Podcast, Videocasts e Radiojornalismo”.

Oportunidades

Guilherme de Freitas Cunha, estudante do 1.º ano de Jornalismo, descreve a imprescindibilidade do acontecimento ao desenvolvimento educacional: “Isso é uma oportunidade gigantesca para a gente que está começando. Vai ser uma chance de nós mostrarmos como somos focados no trabalho, além de a gente poder aparecer e mostrar nossos serviços”.

Campo de atuação

Felipe Gongola, jornalista e assessor esportivo da Universidade, declara sobre as preparações anuais à reunião, além de seus critérios laborais e avaliativos:

“Em mais um ano, os alunos de Jornalismo que tiveram interesse em realizar a cobertura dos Jogos, com redes sociais e Assessoria de Imprensa, estão sob meu comando. O perfil oficial da Unisanta Esportes está fazendo a cobertura diária de todos os acontecimentos e movimentos do campeonato, isso é responsável por um dinamismo na linguagem e atualidade – sempre conectados com as tendências das redes sociais e suas trends para dominarmos as plataformas”.

O assessor também explica quanto ao desenvolvimento didático dos estudantes, oportunidade oferecida desde o 1.º ano dos programas educacionais:

“Os alunos preparam vídeos, textos, entrevistas à publicação no site da cobertura (site oficial dos Jogos) e nas redes sociais, em adição às fotos utilizadas”.

Jamile destaca a possibilidade de participação dos estudantes em diferentes funções neste período dos Jogos. “É possível participar em mais de um veículo. É fornecido um trabalho pedagógico para que o aluno se sinta mais confiante em fazer suas tarefas, com segurança de aprendizado, visto que há um professor – responsável por corrigir o texto –, câmeras de TV ou monitores presentes”, conclui.