Alunos do 2º ano apresentam campanhas para cliente real como parte do Trabalho Integrado de Publicidade e Propaganda

327

No Dia Mundial da Propaganda, comemorado nesta sexta (4/12), os alunos do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília – Unisanta realizam as apresentações on-line e ao vivo pela Plataforma Teams do Trabalho Integrado. O projeto é uma experiência prática tradicional do curso que submete os alunos a todo o processo de uma campanha de verdade, com clientes reais e coordenação de uma agência reconhecida e estabelecida no mercado.

Apesar do pouco tempo de atuação no mercado publicitário da Baixada Santista, a Wordcom Publicidade é a agência escolhida neste ano para participar da atividade.

Segundo o CEO da Wordcom Publicidade, André Ursini, o convite para participar do projeto foi uma grande honra. “Com um pouco mais de um ano de atuação no mercado, um convite desses não deixa de ser um reconhecimento pelo nosso trabalho. Sem falar que poder contribuir para a formação de novos publicitários é muito importante”, salientou.

O cliente escolhido pela Wordcom para ser alvo da campanha do projeto é a Santista Class Óptica, tradicional ótica de Santos, com mais de 90 anos de existência. No ano passado, a agência escolhida pela Unisanta foi a Oceania Comunicação e Propaganda, com o cliente Unimed Santos. Em 2018, a agência Mira Comunicação com o cliente Seletivo Santos e, em 2017, a Ego Comunicação com a construtora Estrutura.

A Wordcom Publicidade conta com uma equipe de publicitários e jornalistas experientes e tem seu forte nas campanhas de marketing digital e mídias sociais, além de atuar na produção de conteúdo, o chamado InBound Marketing, comunicação empresarial e planejamento estratégico.

A supervisão das Equipes/Alunos está a cargo da disciplina Agência Laboratório IV, liderada pelos professores Edison Delmiro e Cid Marcos Lima, sob orientação da Profa. Giovanna Capomaccio, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta.

Sobre o projeto – O Trabalho Integrado consiste em reunir o aprendizado dos alunos ao longo dessa primeira metade do curso superior, com o propósito de criar uma campanha publicitária completa, com expectativas de alunos de 4º semestre. O diferencial é que os alunos recebem o briefing (coleta de informações sobre o cliente) de uma agência de publicidade da nossa região e de um cliente real.

Os alunos montam suas Equipes/Agências e cada um deles desenvolve sua melhor habilidade, como se fosse um departamento dentro da agência: atendimento, planejamento, criação, mídia e produção. Todas as Equipes criam uma campanha para o mesmo cliente e eles apresentam para a agência detentora da conta, para o cliente e os professores do curso de Publicidade da Unisanta. É escolhida pela agência e cliente a campanha que mais se aproxima do perfil do anunciante.

“Para os nossos alunos é uma excelente oportunidade de mostrar o seu trabalho, sua criatividade para um cliente real e uma agência de Publicidade. Para o mercado de comunicação regional, se torna importante ver e estimular o trabalho dos jovens universitários, futuros publicitários”, conclui a coordenadora Giovanna Capomaccio.