Alunos da Unisanta participam de workshop sobre Liderança Inovadora da Inovacademy

433

O curso é para alunos de todas as áreas, entre elas, Engenharias, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Vivenciar na prática os desafios de inovar utilizando a criatividade, aprender ferramentas, técnicas e processos que ajudam a identificar problemas reais, propor soluções e executar o projeto, tirando-os do papel. Esses são alguns dos objetivos do Workshop: Liderança Inovadora, da Inovacademy, iniciado quinta-feira (17/8) na Universidade Santa Cecília (Unisanta), para orientar os alunos interessados em empreendedorismo.

O objetivo do curso é capacitar os estudantes através da mentalidade empreendedora, para que sejam capazes de se adaptar às mudanças cada vez mais aceleradas, gerando inovação a partir do conhecimento produzido na universidade. Para isso, estão sendo utilizadas abordagens práticas para reforçar o aprendizado e ajudar a fixar os conteúdos propostos.

Segundo Fernando Maquiaveli, diretor do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS) que ministra as aulas, as empresas estão buscando profissionais que se adaptam rapidamente às mudanças e consigam trazer algo de empreendedor para a corporação.

“Entre as várias competências necessárias para os profissionais do século 21, o empreendedorismo se torna fundamental pois prepara os alunos para pensar de uma forma diferente”, diz.

Além da criatividade e  o empreendedorismo, o Workshop  aborda o networking e relacionamento interpessoal; gerenciamento de tempo e projetos; story telling: convencendo através de histórias, formas de vender ideias; comunicação e empatia; apresentação pessoal e resiliência. Os resultados encontrados pelos alunos, ao longo das abordagens práticas, serão apresentados para uma banca avaliadora da Inovacademy no último dia da ação.

Serão ao todo, quatro encontros que reunirá cerca de 80 alunos inscritos no programa. O curso é aberto a todas as faculdades da Universidade. A metodologia visa o aprendizado vivencial, através de técnicas e roteiros definidos, processos e técnicas de gestão de mudanças para projetos complexos e modelos de gestão para equipes de alta performance ágeis, colaborativas em organizações e projetos complexos.

Conexão com a indústria

O curso é uma forma de conectar os estudantes à indústria, para haver uma oportunidade de conhecer e experimentar o trabalho em conjunto. Para Fernando, os alunos terão a oportunidade de aplicar a teoria adquirida em sala de aula para resolver problemas reais do mercado, e ainda permitirá que a indústria identifique talentos dentro da universidade.

“Ela se beneficia de uma maior proximidade com a academia, tendo acesso ao conhecimento, laboratórios e soluções inovadoras que podem ser criadas com grande agilidade pelos alunos”, comenta.

Uma grande oportunidade para ser inserido dentro de uma empresa, é utilizar os Trabalhos de Conclusão de Curso como uma forma de mostrar à indústria que o aluno sabe aplicar e praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um problema real do mercado. Isso pode abrir inúmeras portas.

“Produzir o TCC´s a partir do mindset do empreendedorismo pode ser encarado como oportunidade para o aluno mostrar para a empresa dos sonhos onde deseja trabalhar sua capacidade de resolver problemas antes mesmo dos processos seletivos”, finaliza.

As atividades acontecem na sala C-25, das 19h às 22h30, Bloco C da Universidade. Rua Oswaldo Cruz, 266. O curso tem organização do docentes da Faculdade de Engenharia Eletrônica e de Computação: Luís Fernando P. Ferrara (coordenador), Sabrina Martinez, Cláudio Magalhães e Fabiane Higa. Entre os palestrantes e mentores estão: Fernando Maquiaveli, Guilherme Franchi, Leonardo Maquiaveli e Thiago Vitto

Workshop: Liderança Inovadora na Unisanta:

Dia 16/08

Cenário 1 – “Ideação e Solução Criativa para resolução de problemas”;

Cenário 2 – “Networking, construindo relacionamentos interpessoais de longo prazo”

Dia 29/08

Cenário 3 – “Mentalidade empreendedora e Inovação. Validação da ideia, entrevistas, levantamento de dados”.

Cenário 4 – “Gerenciamento do tempo e Projetos. PM CANVAS, planejando projetos e métodos ágeis”.

Dia 04/09

Cenário 5 – “Story Telling, convencendo através de estórias. Aprendendo a contar estórias que emocionam”.

Cenário 6 – “Construindo um Pitch irresistível”.

Dia 10/09

Cenário 7 – “Comunicação e empatia.  Retrospectiva Aprendizados e análise. Pivotar ou perseverar? ”

Cenário 8 – “Demoday: Vendendo o projeto e finalização com feedback”.

Sobre a Inovacademy – É uma plataforma de educação empreendedora que conecta instituições de ensino e empresas com o objetivo de criar oportunidades por meio de mentalidade empreendedora, formando líderes que sejam capazes de se adaptar às mudanças cada vez mais aceleradas, gerando inovação a partir do conhecimento produzido nas universidades e escolas técnicas. A Inovacademy produz Workshops e cursos para a capacitação de alunos na formação de startups e conecta os estudantes com problemas reais de mercado.