O tema foi Preservação e Reutilização do Patrimônio Portuário: experiências brasileiras

Colaborou, Julia Moura

O engenheiro e Prof.Me. da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Adilson Luiz Gonçalves, publicou texto e  coordenou  outros artigos na Revista Portus 38, da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades. Além dos textos publicados pelo docente, o Núcleo Avançado RETE, da Unisanta, também foi o responsável pela coordenação dos artigos escolhidos. Adilson coordena o  Núcleo Avançado RETE/UNISANTA, do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais da Universidade Santa Cecília. (Rete significa rede em italiano).

Essa edição da revista traz o tema Preservação e Reutilização do Patrimônio Portuário: Experiências Brasileiras.

Gonçalves, Coordenador NEPOMT/RETE, foi o responsável por escrever uma introdução para a revista, além do artigo sobre as experiências de Santos, tratando sobre a Estação do Valongo e o Armazém 12A.

Além de Santos, também foram citadas as experiências do Rio de Janeiro (Porto Maravilha) e Belém (Estação das Docas).

O Conselho Editorial da Portus solicitou 3 (três) exemplos de cada país, além de uma introdução (https://portusonline.org/es/preservacao-e-reutilizacao-do-patrimonio-portuario-experiencias-brasileiras/). As experiências encaminhadas e aprovadas foram das cidades de: Belém/PA (Estação das Docas: https://portusonline.org/pt/estacao-das-docas-na-cidade-portuaria-de-belem-pa-o-modelo-de-revitalizacao-de-antigas-areas-portuarias-seus-acertos-e-desacertos-na-relacao-porto-cidade/), Rio de Janeiro/RJ (Porto Maravilha: https://portusonline.org/pt/a-refuncionalizacao-de-objetos-patrimoniais-em-operacoes-de-waterfronts-o-caso-dos-armazens-do-porto-do-rio-de-janeiro/) e Santos/SP (Estação do Valongo e Armazém 12A: https://portusonline.org/pt/estacao-do-valongo-e-armazem-12-a-um-exemplo-de-revitalizacao-de-areas-portuarias-e-afins/).

Os artigos sobre experiências brasileiras e de outros países da América estão disponíveis em:  https://portusonline.org/contents-38/, sendo necessários fazer cadastro gratuito no site, o que também permitirá acesso aos demais conteúdos.