Entre os participantes estão alunos de Jornalismo e Educação Física da Unisanta

Alunos fazem cursos universitários com bolsas da Universidade e são gratos à ONG e à instituição pela oportunidade que não teriam sem essa ajuda, dizem.

A Equipe Riso, ONG da Bahia que tem parceria com a Universidade Santa Cecília desde 2017, foi o destaque da AT Revista deste domingo (01/12). Contando as histórias dos jovens beneficiados pelas ações da ONG, a matéria trouxe quatro alunos da Unisanta.

Fundada por um casal santista, apelidados carinhosamente de Tia Tata e Tio Maurício, a Equipe Riso acompanha crianças e adolescentes da cidade de Belmonte, no sul da Bahia, trazendo diversas oportunidades como viagens, cursos e a formação universitária. A primeira turma de jovens a terem a oportunidade da graduação universitária deve se formar em 2022.

Ryan Oliveira dos Santos, aluno da FEFESP, é grato pelas oportunidades que o projeto fornece, a de um futuro que não esperavam. Colega do mesmo curso, Brenner Pereira dos Santos fala que não voltaria para Belmonte e lembra sobre as exigências do projeto: que todos trabalhem e estudem.

Regiane dos Santos Silva, aluna de Ciências Contábeis, conta que escolheu o curso por conta da Equipe Riso. “Quando um caminhão de uma entidade governamental passou por Belmonte ensinando como montar uma ONG, fui a responsável por anotar tudo e aprender, já que a Tata e o Maurício não estavam e antes era só um projeto. Vi que para tudo precisava de contador. Eu nem sabia o que era contador. Fui aprendendo, cuidando de tudo e me envolvi”.

A estudante de Jornalismo, Laís Regina Barros Cambussu, comenta sobre a saudade da família e como os familiares ajudam o projeto. ‘Minha mãe diz que ganhou na loteria com tudo o que fazem por mim’, diz, ressaltando que a mãe já fez festival de acarajés em Belmonte em prol da instituição.

Equipe Riso e a Unisanta – Em 2017, o grupo de jovens visitou a Unisanta para conhecer as instalações da Universidade e trocar experiências estudantis e culturais. Desde então, a Universidade apoia o trabalho da ONG com bolsa de estudos para ajudar as crianças do projeto a ingressar no ensino superior.

A Equipe Riso é o nome da instituição sem fins lucrativos que, há 11 anos, atua em Belmonte BA. Seus fundadores e mantenedores são de Santos. O idealizador do projeto é um dentista santista chamado Maurício dos Santos, que atende 30 crianças em Belmonte, uma cidadezinha bem pequena e simples do sul da Bahia, com um ponto de apoio em Santos/SP.