Nesta segunda-feira, 1º/7, aconteceu a abertura do 16º Simpósio de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com a palestra “Geopolítica da Ocupação Humana no Sul do Brasil”, ministrada pelo oficial da Reserva da Marinha do Brasil, Capitão Carlos Roberto de Almeida Bastos.

“É um grande prazer apresentar minhas pesquisas neste simpósio, pois em toda a minha vida profissional os biólogos sempre foram meus grandes parceiros. Após minhas duas graduações em Ciências Navais e Direito, hoje me desafio no mestrado de Ecologia da Unisanta. Acredito que a pesquisa e  essa troca direta com tantos alunos, serão muito importantes para a conclusão destes meus novos estudos”, afirmou o Capitão Bastos.

Os inscritos no evento foram recepcionados pela alta direção da Universidade, pelo corpo docente do curso de Biologia da Unisanta e os organizadores do Simpósio.

“A Unisanta tem a honra de receber alunos e pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Sabemos da importância da realização deste encontro, pois há 16 anos ocorre essa troca de pesquisas na área de Biologia Marinha, que tanto enriquece os estudos acadêmicos dos presentes”, disse a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani.

A reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, destacou a presença, no dia 20/6, no Campus da Unisanta, da oceonógrafa e professora PhD da Universidade de Algarve, em Portugal, Alice Newton, que inaugurou a aula da disciplina ‘Water and Coastal Management’, pelo Programa Europeu Eramus Mundus, para os mestrandos.

“A Unisanta foi a única Universidade do Brasil a receber Dra. Alice Newton como convênio deste programa tão importante para ampliação dos estudos e pesquisas do nosso País. Com isso, percebemos a importância de apoiar nossos alunos e pesquisadores para se empenharem em novos desafios. Nossas portas estão abertas para receber os universitários que buscam novas oportunidades”, concluiu Sílvia.

Com palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos e concurso de fotografias – com premiação, o Simpósio reune biólogos de diversos estados brasileiros. Entre os temas das 13 palestras, programadas para dia 2, estão: tubarões, projeto baleia franca, a saúde dos oceanos, primatas e os desafios da pesca oceânica no Brasil.

Haverá 22 minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Outros temas que serão apresentados: Biologia Subterrânea e a Preservação Marinha através do Ativismo, Etnobiologia de Pescadores Artesanais, Impactos Antrópicos e a Saúde dos Oceanos, Comportamento e Manejo de Primatas, entre outros. Confira a relação completa e ementas.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira, dia 2/7, serão ministrados os seguintes temas: às 9h, “Drivers for Sharks – Tubarões no Limite”, por Paulo Guilherme – Ativista Ambiental e “Naturaulas – Impactos Antrópicos e a Saúde dos Oceanos”, pelo Doutorando Cesar Bernardo Ferreira. Às 11h, “Projeto Baleia Franca – 30 anos de Pesquisa e Conservação”, pela Dr. Karina R. Groch – Projeto Baleia Franca/Brasil e “Atualidades e Desafios da Pesca Esportiva no Brasil”, a cargo do Ms. Kelven Stella Lopes – MPA-OEI.

No período da tarde, às 13h, será ministrado o tema “Mosaico de Unidades de Conservação – Juréia Itatins Histórico, Realidades e Perspectivas”, por Roberto Nicacio – Gerente da Unidades de Conservação do Litoral Sul e Vale do Ribeira; “Projeto Bugio – CEPESBI- Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial”, pela Dra. Zelinda Maria Braga Hirano – FURB e “Naturaulas – Cavalos Marinhos”, por Ms. Suzana Muniz Ramineli – Naturaulas. Já às 15h, “Biologia Subterrânea”, a cargo do mestrando Pedro Ratton – UFLA; “Documentário Laje dos Sonhos”, por Guilherme Kodja – Membro dos Conselhos Gestores da APA Marinha Litoral Centro e PEM Laje de Santos e “ECOPEC – Ecologia de Peixes Costeiros do Estado de Pernambuco”, pelo Dr. Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira – UFRPE.

Às 17h, os temas são: “Instituto Boto Cinza: Pesquisa e Conservação” pelas biólogas Bianca Cruz Morais e Flávia Brito – Instituto Boto Cinza e “Drivers for Sharks – Ciências e Ativismo Voluntário Mudando o Mundo: Cites 2013 e a Cop 16 – Uma Visão de Dentro”, a cargo de Paulo Guilherme – Ativista Ambiental. O ciclo de palestras termina às 19h, com o tema “Estudos Biogeográficos de Morcegos Brasileiros” – Drª. Eliane Vicente – Ecorefugius / Projeto Morcegos Brasileiros.

Também estão programadas as seguintes oficinas: dia 3/7 – “Workshop Sobre Sustentabilidade”, pela Mestranda Cynthia Stelita Schalch; dia 4/7, “Oficina de Pintura em Ecobag”, pelo Artista Plástico Erick Wilson (Artista do Oceano); “Oficina de Slackline”, por Leonardo Scarpa Zanzini – Professor de Educação Física, pós graduado em Psicomotricidade aplicada à Educação e Irapajy da Silva Caetano – Professor de Educação Física, pós-graduado em Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e Atletas da Equipe Lokahi de Slackline; “Alfabetização Ecológica e Científica na Educação Formal e Informal.”, a cargo da Bióloga Tina Benavente.

Veja mais detalhes sobre as oficinas

Também como parte da programação está agendada, para o dia 2/7, às 19h, a mesa-redonda “A Ictiologia Marinha no Brasil: estado atual e perspectivas”. Participam do debate: Paulo Roberto Duarte Lopes – UEFS; Alfredo Carvalho Filho – Fish Bizz Ltda; Matheus Marcos Rotundo – AZUSC – UNISANTA; Teodoro Vaske Jr – UNESP; Fabio Di Dario – UFRJ e Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira – UFRPE.

O evento ocorrerá até o dia 5 de julho de 2013, na Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos. O telefone para contato é o (13) 3202.7100 / FAX: (13) 3234.5297.

Para mais informações consulte o site do 16º Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta