O CINEME-SE – Bienal da Experiência do Cinema chega à sua 7ª edição trazendo uma programação cultural diferenciada para a cidade de Santos. Entre os dias 28/11 e 1º/12, no SESC – Santos, na Universidade Santa Cecília – Unisanta e no TESCOM, o espectador terá a oportunidade de experimentar novas formas de fazer cinema, com a exibição de curtas-metragens nacionais, apresentação de “Live Cinema”, oficinas e música ao vivo.

As novidades desta edição ficam por conta da sessão “Catarse” que aborda a interação dos games com o cinema, uma aproximação cada vez maior entre esses dois universos, e a oficina “Cinema Digital com Máquina Fotográfica DSRL”, em que o participante irá aprender conceitos e técnicas sobre esse modo de fazer cinema.

A bienal possui um caráter cultural e não competitivo, visando exibir curta-metragem e videoperformances que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do espectador. A programação foi pensada para estimular a formação de novas plateias, como, por exemplo, a sessão “Pirueta”, direcionada ao público infantil, a “Maratona de Curtas”, em que vários curtas serão exibidos de forma contínua, cada um com histórias diferentes para experimentar, e a sessão “Sem Olhar”, com curtas em autodescrição para deficientes visuais.

No período da noite, o foco está no audiovisual e o uso das novas tecnologias. A sessão “Cineme-se”, principal da bienal, acontece durante as quatro noites do evento, com a exibição de três curtas por dia e uma apresentação de cinema ao vivo com a participação de Vjs (vídeo jockey). Os espetáculos multimídias serão: “Como Assim?!…” (28/11), “Jogos de Guerra” (29/11), “H3O” (30/11) e “Kynorama Glauber Machine” (1º/12). Haverá também a sessão da meia-noite, na qual serão exibidos curtas contextualizando o cinema underground e o erotismo no cinema, fechando a noite com performances e uma apresentação musical do grupo “Multiversos”.

O CINEME-SE é uma bienal com foco na experiência do cinema e do audiovisual junto às novas tecnologias e suas convergências híbridas. Seu objetivo é estimular a formação de novas plateias para as múltiplas formas de fazer cinema hoje e promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores do audiovisual multimídia. A fotografia no cinema é o tema central das ações culturais desta edição.

A Bienal é realizada pelo SESC – Santos e Universidade Santa Cecília – Unisanta, com apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica, Vídeo Paradiso, Okida Design, TESCOM, Ricci Filmes e Santa Cecília TV Educativa. A entrada para toda a programação é gratuita.