As palestras e as atividades foram elogiadas pelos jovens que compareceram, de diversas cidades do litoral paulista.

Rodrigo Florentino e Victoria Capaldo, estágio acadêmico

A 34ª edição da Feira de Profissões da Universidade Santa Cecília (Unisanta) começou na manhã desta quinta-feira (23/8), nas instalações da instituição. O evento continuará nesta noite,  das 18h às 22 horas, totalizando,  assim,  oito horas de palestras e atividades esclarecedoras sobre os cursos oferecidos.

A entrada é gratuita e dá acesso à programação, destinada, em especial, aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, além dos estudantes de cursos pré-vestibulares da região. Os pais também são convidados a participar.

Os estudantes que participaram da primeira parte da Feira de Profissões aprovaram o evento, como é o caso de Marianni Nogueira, de 16 anos,  que veio de Itariri (SP). “Os participantes têm a oportunidade de conhecer as profissões para terem  uma ideia do que fazer. Eu ainda não sei a profissão que quero seguir, então estou vendo as palestras para ter uma noção. Os estandes estão ajudando a decidir. Eu gostei de Pedagogia”, afirmou Marianni.

A opinião de Gyselle Rodrigues, de 15 anos é semelhante. “Estou vendo muitas coisas que eu não sabia que existiam por aqui. A Feira está ajudando bastante a descobrir o que eu quero pois estão acontecendo diversas palestras diferentes”, conta Gyselle.

A palestra ministrada pelos professores do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) também fez sucesso. Participaram a profª Maria Cristina Pereira Matos, coordenadora do NDC e os professores  Aurélio Moschin e Tânia Guedes.

O NDC orienta gratuitamente alunos sobre entrevista de emprego, com dicas sobre como se destacar durante um processo de seleção, qual a melhor maneira de elaborar um currículo, entre outras informações indispensáveis para quem deseja ingressar no concorrido mercado de trabalho. A palestra será repetida à noite, às 21 horas.

A Feira teve apresentações de dança com os alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta, exercícios de gravação de matérias para a TV para interessados em jornalismo e demonstração de posturas corretas, de técnicas de acupuntura por professores de Fisioterapia, entre outras atividades.  O curso de Odontologia apresenta um trailler utilizado em atendimentos gratuitos em bairros da Cidade.

Houve bate-papo com profissionais, visita aos laboratórios, clínicas e outros ambientes da Unisanta, além da oportunidade que os visitantes tiveram de interagir com universitários e professores presentes nos estandes de todos os cursos da Instituição.

Hoje à noite

Quem comparecer terá a oportunidade de se cadastrar no banco de estágios do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, um dos expositores no evento.

Para participar da Feira basta fazer a inscrição gratuitamente no site www.unisanta.br/feiradeprofissoes, o que também dá direito a participar do sorteio de brindes especiais.

Como ocorreu pela manhã, haverá um sorteio de brindes entre os presentes no Consistório e para quem se inscreveu pela Internet., de headphone, bonés, canecas e ouros brindes.

“O contato do estudante do Ensino Médio com os universitários proporciona um diálogo mais informal e ao alcance dos jovens”, ressalta o coordenador do programa Universidade Aberta, da Unisanta,  Christian Miranda.

Bolsas e Financiamentos – Para facilitar o acesso do público às informações referentes a bolsas e financiamentos oferecidos pela Unisanta, haverá atendimento especial visando esclarecer dúvidas sobre programas como o Prouni, Fies, Escola da Família, o Crédito Universitário – Fundacred e outras modalidades de bolsas próprias da Universidade.

Serão apresentados os cursos presenciais de Administração, Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas – Biologia Marinha; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Engenharias (Civil, de Computação, de Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Química); Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Odontologia; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; além de Sistemas de Informação – Tecnologia de Informação.

Também haverá estande dos cursos de graduação tecnológica em Design de Interiores e Produção Multimídia (Web Design, Design Gráfico e Vídeo Digital), além do atendimento para os interessados nos cursos da modalidade Ensino a Distância.

A Feira acontece no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, com entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 277, no bairro do Boqueirão, em Santos. Outras informações e inscrições gratuitas para o evento pelo site www.unisanta.br/feiradeprofissoes.