Dentre os temas abordados estarão Comunicação Integrada, Jornalismo Digital, Redes Sociais e Fotografia, entre outras.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe a 20º Semana Ceciliana de Comunicação, de 24 a 28 de setembro, com palestras de renomados profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. O evento será realizado nos períodos da manhã e à noite, em diversos locais da instituição. A Semana Ceciliana é aberta aos estudantes da Unisanta e ao público em geral. Visitantes devem fazer a inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/2NSBKAW

O tema central durante os cinco dias de evento será ‘Os desafios dos Próximos 25 anos da Comunicação’ e trará profissionais de diversas áreas para debater sobre assuntos atuais, como novos mercados na área de jornalismo; Comunicação Corporativa e Jornalista CEO, entre outros.

Para conversar sobre “Programa Universitário – Espaço Unisanta”, a jornalista e docente do curso de Jornalismo da Unisanta, Jamile Guimarães, será a primeira convidada da Semana. A palestra acontecerá no dia 24/9, das 9h às 11h, na sala 321, Bloco M. Jamile dirige  o   Espaço Unisanta, programa universitário  na Santa Cecília TV, e leciona as disciplinas de Telejornalismo e Produção Audiovisual.

Jornalista há 22 anos, Jamile trabalhou como repórter, apresentadora, editora de texto, produtora, repórter, apresentadora, editora de texto na TV Tribuna  e também esteve em outras afiliadas da TV Globo.

No mesmo dia, à noite, a palestra com o tema “Programa Saia Justa do GNT”  será ministrada pela diretora e jornalista Patrícia Rubano, às 19h, no Consistório do Bloco M. Atualmente  dirige o programa Saia Justa no GNT, já trabalhou como diretora de diversos programas do canal GNT e Warner Channel.

Também já foi diretora de edição e roteirista do programa Casa dos Artistas no SBT; Diretora de Conteúdo do site El Foco; Chefe de Pauta do Videoshow na TV Globo-SP; Diretora de programas especiais como Making of dos Acústicos dos Titãs, Rita Lee, Gal Costa, Ano Rock em 1998 na MTV; Chefe de Reportagem do Jornalismo da MTV; Redatora e repórter do Programa MTV NO AR; pauteira da editoria de internacional do Jornal da Record em 1993.

Publicidade e texto criativo

Na terça-feira (25/9), o Prof. Ms. Aristides Brito Jr conversará com os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo sobre “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”, às 9h, na sala 518 – Bloco M. Docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta, Aristides foi Coordenador do Curso entre 1993 e 2000 e vice-diretor de 1997 a 2001. Formado desde 2001, já dirigiu mais de 600 comerciais, além de dezenas de programas de TV.

À noite, será a vez do jornalista Márcio Tadeu conversar com os alunos sobre “Novos mercados na área de Jornalismo: O papel do Jornalista e (Publicitário) no Mercado Audiovisual”, às 19h, no Anfiteatro – 4º andar do Bloco D. Marcio Tadeu é jornalista, redator e roteirista pós-graduado, especialista em criação, pesquisa, desenvolvimento e roteiro de projetos audiovisuais de ficção e não-ficção, storytelling e branded content. Foi gerente de comunicação e assessor de imprensa do Grupo Bandeirantes, repórter e colunista das Rádios Bandeirantes e Record e criador do canal Vitamina Pop no YouTube.

Para falar sobre “Texto Criativo”, os alunos de Publicidade e Jornalismo receberão o docente André Rittes para conversar sobre o assunto, na quarta-feira (26), na sala 321 – Bloco M, às 10h.  Rittes é professor, escritor e jornalista. Autor dos livros ‘Os Caranguejos’ e o pocket ‘Viração’.

Empreendedorismo

Com o tema ‘Empreendedorismo no Jornalismo Digital’, a 20º Semana de Comunicação recebe os jornalistas Dal Marcondes para conversar sobre “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”; e Carina Seles,  que abordará “Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”. As palestras acontecem no mesmo dia às 19h, no Consistório do Bloco M.

Dal Marcondes é presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e vice-presidente da Associação Profissão Jornalista. Tem especialização em economia e em sustentabilidade com foco em economia e negócios. Especialista em Ciência Ambiental pela USP e atualmente cursando Mestrado Profissional em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós-Industrial.

A jornalista Carina Seles é  bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Unisanta (2011). Atualmente pesquisa sobre o mercado de trabalho e relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa no Brasil e realiza serviços de edição de vídeo e editoração de jornais e revistas. Experiência total em comunicação de dez anos, com atuação em jornal, assessoria de imprensa, ONG, museu cultural e agência de comunicação.

Assessoria de comunicação

Na quinta-feira (27), a palestrante será a jornalista Verônica Mendrona, que falará sobre Assessoria de Comunicação. A conversa será na sala 321 – Bloco M, às 9h. Verônica é jornalista há 18 anos na área de Comunicação. Com experiência em Mídia Impressa, Assessoria de Comunicação e produção de programas de TV. Desenvolve e estudos de conjuntura do poder Público e na área privada. Ministra cursos e treinamentos. Participou de diversas campanhas políticas para candidatos a governador, prefeitos e deputados.

No mesmo dia, porém à noite, os alunos recebem a jornalista Cláudia Fernandes para debater o tema “Comunicação Corporativa” no Consistório – Bloco M, às 19h.

A Semana Ceciliana termina na sexta-feira (28), com três convidados. O jornalista Luiz Fernando Menezes abordará a “Fotografia no Smartphone”, às 9h. E a partir das 11h, será a vez do jornalista Wagner de Alcântara Aragão conversar com os alunos sobre o auxílio das “Redes socais para a Cidadania”. Ambas as palestras acontecerão na sala 321 – Bloco M.

Fotografia. Ética e Cidadania

Luiz Fernando Menezes é repórter fotográfico. Atuou em jornais da baixada santista, tais como: A Tribuna, Jornal da Orla e Jornal Boqueirão, e, em São Paulo, nos jornais Marca, Brasil Econômico, Folha de São Paulo, Estadão e portais como Uol e IG. Em agências de fotografia tais como: Getty Images, Folhapress, Agência Estado e Fotoarena. Atualmente é membro da diretoria da Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo).

Wagner de Alcântara Aragão é jornalista e professor, mestre em Estudos de Linguagens, editor geral e mantenedor da Rede Macuco – Mídia e Cursos Progressistas. Professor de disciplinas de Comunicação e Marketing da rede estadual de ensino técnico do Paraná.

Para fechar os ciclos de palestras, os alunos de jornalismo receberão o jornalista Milton Jung para ministrar uma conversa sobre “Ética e Cidadania no Jornalismo”, além do lançamento de seu livro: “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, às 19h, no Consistório – Bloco M.

Milton Jung atualmente comanda, apresenta e realiza entrevistas no Jornal da CBN e no Programa Mundo Corporativo, ambos da Rádio CBN. Já foi âncora e apresentador do Jornal da Terra: e apresentador de programa de esportes, durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul; e também, âncora do programa Leitura Dinâmica e narrador esportivo.

Confira a programação completa da 20ª Semana Ceciliana de Comunicação:

Segunda-feira (24/9)

– Manhã 

 Área: Jornalismo

Tema: “ESPAÇO UNISANTA”-  Convidada:  Profa. e Jornalista  Jamile Guimarães  Horário: 9h00/ Local: Sala: 321 – Bloco M

–Noite  Área: Jornalismo

Tema: Programa “Saia Justa”,  da GNT – Jornalista Patrícia Rubano (GNT)

Horário: 19h/  Local: Consistório Bloco M – Térreo.

Terça-feira (25/9)

– Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”

Convidado: Prof. Ms. Aristides Brito Jr.

Horário: 9h    Local: Sala 518 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo

Tema: “Novos mercados na área de Jornalismo: O papel do Jornalista e (Publicitário) no Mercado Audiovisual”   – Jornalista Márcio Tadeu

Horário: 19h    Local: Anfiteatro – Quarto Andar – Bloco D

Mediadores: Profs Jamile Guimarães, André Rittes e Fernando Peel

Quarta-feira (26/9)

 – Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade Tema: “Oficina de Texto Criativo”

Convidado: André Rittes   Horário: 10h às 12h

Local: Sala 321 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo

Tema: “Empreendedorismo no Jornalismo Digital”

Convidados: Jornalista Dal Marcondes – Tema: “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”

Jornalista Carina Seles – Tema:“Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M.

 

Quinta-feira (27/9)

 – Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Assessoria de Comunicação

Convidado: Verônica Mendrona

Horário: 9h = Local: Sala 321 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo   

Tema: “Comunicação Corporativa

Convidada:  Jornalista Cláudia Fernandes

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M

Sexta-feira (28/9)

 – Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Fotografia no Smartphone”

Convidado: Fotógrafo Luiz Fernando Menezes

Horário: 9h às 11h

Local: Sala 321 – Bloco M

OBS: Necessário ter o app Snapseed.

Tema: “Redes socais para a Cidadania”

Horário: 11h às 12h

Convidado: Jornalista Wagner de Alcântara Aragão

Local: Sala 321 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo

Tema: “Ética e Cidadania

Convidado: Jornalista Milton Jung – Rádio CBN

Lançamento do Livro: “É Proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M

Mediadores: Profs. Robson Bastos, Luiz Carlos Bezerra e Wanda Schumann