O vôlei é um dos esportes mais amados e praticados ao redor do mundo, e sua trajetória é marcada por uma evolução constante e por grandes conquistas. Além disso, oferece diversos benefícios aos praticantes e atletas.
Conheça mais sobre o esporte.
Como surgiu o vôlei?
William G. Morgan, diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços) em Holyoke, Massachusetts, criou o vôlei em 1895. Ele desenvolveu o esporte com o nome de “mintonette”, um passatempo interno pensado para ser apreciado pelos membros mais velhos da ACM. Morgan baseou algumas das características do novo jogo em esportes como tênis e handebol.
O vôlei rapidamente se espalhou pelo mundo, começando no início do século 20. Primeiro, chegou ao Canadá e, em seguida, a Cuba e ao Japão.
Por volta de 1900, desenvolveram-se as primeiras regras do esporte, e em 1947, fundaram a Federação Internacional de Vôlei (FIVB). O primeiro campeonato mundial masculino aconteceu no ano seguinte, enquanto a competição feminina estreou em 1952.
De que forma integraram o vôlei aos Jogos Olímpicos?
O esporte fez sua estreia como esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, tanto no masculino quanto no feminino. No início, as competições usavam um formato de turno único, em que todas as seleções jogavam entre si uma vez. Os organizadores mantiveram esse sistema até os Jogos de Munique de 1972, quando começaram a utilizar o formato de fase de grupos, seguido por quartas de final, semifinais e finais para definir os medalhistas.
Ao longo das décadas, seleções de União Soviética e Cuba dominaram o cenário olímpico nos anos 1980, enquanto Itália e República Popular da China se destacaram na década de 1990.
Nos anos 2000, o Brasil firmou-se como uma das maiores potências do esporte. Brasil, Estados Unidos e a antiga União Soviética lideram o quadro de medalhas olímpicas no vôlei e são os únicos países com pelo menos dez medalhas cada.