jornal dos jogos da unisanta 2024

Confira as edições deste ano do Jornal dos Jogos da Unisanta:

História

Com sua primeira edição realizada em 1997, o Jornal dos Jogos, neste ano, contou com cinco professores responsáveis pela diagramação e correção de textos. São eles: Luiz Carlos Bezerra, Fernando de Maria, Helder Marques de Sousa Coelho e Luiz Carlos Nascimento – que também ajudou com as fotografias – na correção de textos, enquanto Fernando Peel ficou na diagramação do jornal.

Estão envolvidos na produção todos os alunos do curso de Jornalismo, além de muitos ex-formandos que acabam pedindo para participar da cobertura. “Acho ótimo. Vários ex-alunos retiraram (os crachás). A cobertura é uma experiência única”, destaca o coordenador do curso de Jornalismo, Robson Bastos, sobre a oportunidade de os calouros cobrirem os Jogos.

Finalidade

Docente da Unisanta, o Prof. Luiz Carlos Teixeira do Nascimento conta mais sobre o comparecimento e assistência dos discentes de Jornalismo na publicação impressa “Jornal dos Jogos”.

“Primeiramente, o aluno terá um contato com o público, entrevistando, fazendo fotos e textos e diagramando. Outro ponto importante é que o acadêmico irá entrevistar e escrever as declarações fornecidas. Deste modo, ele vai entender a dinâmica do jornalismo impresso”, explica.

O professor ressalta o aprimoramento contínuo e sucessivo das habilidades sociocomunicativas dos participantes: “A ideia de colocar os alunos foi introduzida pelo professor Humberto Challoub, sugerindo que houvesse uma atividade extra”.

Além da essencialidade de aperfeiçoamento de habilidades profissionais, a Prof.ª Jamile Guimarães, jornalista e coordenadora do programa de TV universitário Espaço Unisanta, acrescenta: “O Santa tem um histórico de ter muitas aulas práticas, uma das nossas qualidades em questão da Comunicação. Durante o curso de Jornalismo, existem experiências destinadas aos alunos, como a Revista Viral (revista virtual), o Jornal Primeira Impressão (impresso), blogs sobre matérias da comunidade, o Espaço Unisanta, podcast, videocasts e radiojornalismo”.