Existem diversos segmentos da Engenharia no mercado de trabalho, cada um exercendo um trabalho essencial nas áreas que atendem. Quem já tem afinidade com a profissão, mas ainda está com dúvidas e não escolheu a graduação, vamos ajudar!

Se você já gosta da área de Exatas, é meio caminho andado! Isso porque, no geral, todos os cursos de Engenharia abordam matérias relacionadas a Matemática, Física e Química nos dois primeiros anos. Após isso, cada grade curricular apresenta disciplinas específicas da carreira.

E agora, vamos conhecer o perfil profissional de cada engenheiro para ver qual se encaixa melhor com seu perfil?

Engenheiro Civil: atua em projetos e obras nas áreas de construção civil, também pode emitir laudos e fazer orçamentos. Além de gostar de números, é importante que saiba trabalhar em equipe e seja comunicativo com funcionários e clientes na hora de apresentar ideias. Ser metódico e saber solucionar os problemas que podem aparecer durante uma obra é essencial no trabalho!

Engenheiro Mecânico: é indispensável nas áreas de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química e siderúrgica e usinas. O profissional precisa ter espírito de liderança, visão analítica, domínio de sistemas complexos e ser muito detalhista, já que é responsável por diversas atividades importantes, como construir e operar máquinas, ferramentas e outros produtos industrias.

Engenheiro de Produção: faz a ligação entre as áreas técnicas e administrativas de uma organização. Diferente de outras Engenharias, esta é mais ligada a recursos humanos, financeiros e materiais. Além de ter afinidade com esses segmentos, precisa saber solucionar problemas através do diálogo e ter raciocínio lógico e matemático.

Engenheiro Químico: é responsável pelos processos de modificações físico-químicas das matérias-primas, principalmente em indústrias química, farmacêutica e de alimentos. É considerado um dos mais versáteis da Engenharia! Por isso, é importante que você seja atencioso e goste da área de docência – pesquisar, estudar e se atualizar com as novas tecnologias que surgem na área.

Engenheiro de Computação: desenvolve e implanta sistemas informatizados, software e hardware, integrando-os em equipamentos e serviços para os fins desejados das empresas e pessoas. Esse profissional precisa ter afinidade com a área de tecnologia e exatas, bom raciocínio lógico, curiosidade e também gostar de criar soluções e resolver problemas!

Engenheiro Elétrico: é responsável por planejar e fiscalizar a execução, operação e manutenção de redes elétricas, máquinas e equipamentos elétricos de potência. É importante ser comunicativo e ligado com tecnologia e os impactos socioambientais e também ter visão empreendedora, senso crítico e criativo.

Engenheiro Eletrônico: atua no projeto e desenvolvimento de componentes e sistemas eletrônicos, como televisões e smartphones que usamos diariamente! Esse engenheiro é um profissional assertivo, com pensamento lógico e analítico, com afinidade em novas tecnologias e técnicas computacionais.

E aí, tomou sua decisão? Aqui na Unisanta, já formamos milhares de profissionais ao longo de mais de cinco décadas de ensino de Engenharia, que ocupam posições de destaque em grandes empresas no Brasil e no exterior. A formação diferenciada também tem conduzido nossos formandos às primeiras colocações em concorridos concursos públicos.

Nossos alunos têm aulas práticas desde o 1.º ano, seguindo um projeto pedagógico elaborado para sincronizar os desafios aos conhecimentos que vão sendo consolidados. Em algumas dessas aulas, são desenvolvidos projetos multidisciplinares em grupo de alunos de várias modalidades de Engenharia.

Além disso, os estudantes também utilizam os Laboratórios espalhados pelo campus, que contam com a mais moderna infraestrutura.

Ficou interessado? Então, não perca a chance de garantir a melhor graduação para o seu futuro profissional e faça já sua inscrição para o Vestibular através do site: https://vestibular.unisanta.br/presencial.