Idealizado pelos estagiários do Herbário, integrantes da organização Engenheiros sem Fronteiras e também pela professora Zélia Rodrigues de Mello, curadora do Herbário Unisanta (HUSC), o Projeto Toque Verde foi aprovado e apresentado no 72.º Congresso Nacional de Botânica, que acontece de 24 a 28/10 na modalidade semipresencial.

O evento apresenta o tema “Botânica: para que e para quem? Desafios, avanços e perspectivas na sociedade contemporânea” e conta com a participação de alunos egressos da Unisanta e pesquisadores de instituições parceiras do HUSC.

Confira a apresentação aqui.

Toque Verde – A iniciativa nasceu com objetivo de instalar pontos verdes dentro da Universidade Santa Cecília e também destacar as plantas já existentes nos jardins do Complexo Educacional, utilizando os espaços como uma ferramenta educativa para ensino de botânica.

Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas todas as coletas nas áreas verdes, com a finalidade de criar um inventário de plantas que estivessem acessíveis e em bom estado fitossanitário. O material botânico foi identificado, depositado e catalogado no Herbário, resultando em 10 espécies entre nativas e exóticas.

Junto com o InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica e criatividade da Unisanta, os Engenheiros sem Fronteiras irão elaborar placas de identificação (QR Code) feitas de forma reciclada com retalhos de acrílico constando as seguintes informações: nome popular, nome científico e curiosidades específicas de cada planta

Desta forma, o projeto aproxima a tecnologia e a botânica e essa interação proporciona o acesso à informação de qualidade.