Estudo mostra que 78% dos pós-graduados na área do porto ocupam cargos mais altos

401

Dados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) apontam que 78% dos pós-graduados na área portuária estão colocados em altas posições nas empresas do ramo portuário.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) indica um crescimento da área portuária na casa dos 52% nos últimos 10 anos, tornando este o setor que mais cresceu no país na última década. A geração de emprego cresceu e com ela a necessidade de mão de obra qualificada para atender à demanda crescente de empresas portuárias.

Outro estudo, publicado pelo SEMESP em 2021, também aponta que ter uma pós-graduação no currículo pode aumentar o ganho salarial: a diferença da remuneração média dos alunos de cursos de especialização é 120,5% maior do que a dos alunos de graduação.

Na Baixada Santista, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece dois cursos indicados para quem está buscando ascensão profissional dentro da área portuária ou busca uma recolocação no mercado: MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais e Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro.

Visando aliar a teoria à prática, o professor Rafael Pedrosa, coordenador dos cursos de pós-graduação da área portuária da Unisanta, destaca a formação dos professores com experiência de tempos na sua área de atuação, como um diferencial da especialização da Unisanta. “A gente consegue trazer uma vivência prática de mercado grande para dentro das aulas e que é complementada pelas nossas ações de integração com o mercado que dão um viés prático aos cursos”, ressalta Pedrosa.

E não são apenas os professores que se destacam. As aulas práticas também são um trunfo do curso, que conta com convênios com empresas do ramo. “É o fato de que os nossos cursos na área portuária conectam o aluno ao mercado de trabalho, porque a partir dessas experiências, invariavelmente, se geram oportunidades de trabalhos nessas empresas que são as nossas parceiras hoje”, afirma o professor.

Com duração de 18 meses cada, ao final da especialização, já com o aluno de diploma na mão, o objetivo é que ele se coloque numa alta posição dentro do mercado portuário.

Mas, além disso, há a possibilidade de ele sair como docente. Isso quer dizer que após a conclusão do curso, se o acadêmico resolver se tornar um professor, estará capacitado para isso. “Mesmo que não faça como profissão (o formando), mas dentro do ambiente de trabalho, um gestor, naturalmente, tem que dar treinamento e qualificar sua equipe constantemente. E ele vai obter ferramentas dentro do curso, numa disciplina específica, pra essa que é uma das etapas mais importantes como um gestor”, salienta o coordenador.

Além das inúmeras vantagens ofertadas, se o aluno precisar, pode contratar uma parte das disciplinas do curso. Sendo assim, o estudante, não necessariamente, precisa percorrer toda a grade curricular formativa da pós-graduação. “Também conseguimos certificar (o acadêmico) com o curso de extensão por módulos dentro de cada curso”, completa Pedrosa.

O aluno pós-graduado nessas áreas tende a atuar mais na parte de gestão operacional, planejamento, comercial e afins, isso porque ele terá esse perfil de gestor desenvolvido pela pós-graduação da Unisanta.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.