O que é o MEC?

1967

Você sabia que consultar as notas de cursos e faculdades pode ser muito importante para seu futuro acadêmico e também profissional?

Uma boa maneira de fazer uma escolha confiável no seu curso superior é ver as avaliações do MEC. Assim, pode ter uma noção do que a instituição e o curso podem oferecer para sua carreira.

Mas, de onde surge essa nota?

Com certeza você já ouviu falar ou leu algo sobre o MEC, Ministério da Educação. Esse órgão do governo federal é responsável por tratar de assuntos relacionados à educação e cultura do país, sempre procurando melhorias no sistema educacional, desde a educação infantil até a profissional.

Alguns de seus programas em prol da educação são:

– Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

– Fies (Programa de Financiamento Estudantil)

– Prouni (Programa Universidade para Todos)

Agora que você já entende um pouco do que é o MEC e do que ele faz, vamos focar nas avaliações do órgão! Todos os anos as instituições de ensino superior são avaliadas pelo MEC, utilizando os critérios do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes).

Os principais critérios são a qualidade das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Outros pontos analisados são o projeto pedagógico, qualificação do corpo docente, infraestrutura, responsabilidade social, gestão da instituição, entre outros.

O Sinaes também é composto por outros critérios de avaliação mais específicos, que são o Enade, o CPC e o IGC. Pode parecer muito complicado, mas vamos explicar o que todas essas siglas são e o que analisam!

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova obrigatória em todas as instituições de ensino superior para os alunos que estão se formando. Se o aluno não fizer a prova, ele não se forma!

Seu objetivo é avaliar como os alunos absorvem o conteúdo do curso e também as habilidades e competências de cada grade curricular.

Com base nas notas dos alunos, é calculado o “Conceito Enade”, que classifica os cursos em uma escala de 1 a 5 (nota máxima). Na Unisanta, o curso de Ciências Contábeis tem nota 5 no exame. Outros cursos que também já obtiveram nota 4 foram Administração e Educação Física.

Os resultados ajudam a compor a nota do próximo critério: o CPC.

CPC

O Conceito Preliminar de Curso é a avaliação individual de uma graduação feita pelos analistas do MEC. Ele utiliza o resultado do Enade e dados da instituição, como a qualificação do corpo docente e satisfação do aluno, para atribuir sua nota, que também varia de 1 a 5.

Cursos com notas 1 ou 2 recebem a visita de técnicos do Ministério para serem reavaliados, podendo manter ou alterar a nota. Se a instituição de ensino mantiver esses conceitos no CPC, pode sofrer punições como proibição de abrir novas vagas e até suspensão do curso.

A partir da nota 3, os cursos são considerados regulares. Aqueles que obtiverem entre 4 e 5 são considerados de elevado padrão de excelência.

Os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas de Informação da Unisanta já se destacaram neste conceito.

Ah! Lembrando que os resultados são divulgados na página do CPC no site do Inep e você pode conferir lá o conceito do seu curso de interesse.

Agora, o próximo critério de avaliação é o IGC. O Índice Geral de Cursos considera a qualidade dos cursos, a infraestrutura e qualidade do corpo docente para ter uma visão global do ensino superior no país, considerando a média dos resultados obtidos no Enade e CPC.

As notas variam de 1 a 5, sendo 1 e 2 – insatisfatório (podendo também sofrer punições), 3 – adequado e 4 e 5 – excelente.

As instituições que não atingirem a nota mínima podem ser descredenciadas do MEC, impedindo o aluno de participar de concursos e dificultando seu ingresso no mercado de trabalho.

O Índice Geral de Cursos atribuído à Unisanta é 4, o que mantém a Universidade em um nível excelente!

Todas essas avaliações servem para nos lembrar de que é de extrema importância pesquisar antes de escolher uma instituição para estudar, pois terá um grande peso no seu futuro. Com ótimas avaliações, infraestrutura de qualidade e um corpo docente preparado, não faltam motivos para fazer sua inscrição na Unisanta!

Conheça todos os cursos que a UNISANTA oferece para você.