O handebol é um dos esportes mais intensos e dinâmicos dos Jogos Olímpicos. Desde sua estreia, ele tem evoluído, tornando-se uma das modalidades mais estratégicas e fisicamente exigentes para os jogadores.

Conheça mais sobre!

Como surgiu o Handebol? 

Homero mencionou um jogo chamado “Urânia” na Odisseia, praticado na Grécia Antiga com uma bola do tamanho de uma maçã, jogado com as mãos. Já entre os romanos, de acordo com o historiador Cláudio Galeno, era conhecido um jogo semelhante, chamado “Harpastum”.

O handebol moderno surgiu no final do século 19 na Escandinávia e Alemanha, onde o handebol de campo também se destacou. Karl Schelenz, um professor de educação física alemão, em 1919 adaptou e popularizou um jogo similar chamado “Torball”. 

Esse esporte era inicialmente jogado ao ar livre com equipes de onze jogadores e misturava elementos de outros esportes como o futebol e o basquete. Em 1938, realizaram o primeiro Campeonato Mundial de Handebol, e, após a Segunda Guerra Mundial, consolidaram o formato indoor (em quadras) como o mais popular, o que permitiu desenvolver o formato atual com sete jogadores por equipe.

De que forma integraram o Handebol aos Jogos Olímpicos?

O Comitê Olímpico Internacional decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos de Berlim, 1936. A versão de quadra apareceu pela primeira vez no programa Olímpico 20 anos depois, na edição de Munique de 1972.

Hoje, o handebol é uma das modalidades mais esperadas e emocionantes das Olimpíadas, com grandes potências como Dinamarca, França e Noruega disputando acirradamente. O handebol é uma modalidade altamente física e exigente para os atletas. Resistência e força são habilidades essenciais para os jogadores, entretanto o esporte também requer estratégia, trabalho em equipe e versatilidade.

Sobre o Ginásio Poliesportivo

O Complexo Santa Cecília oferece o handebol no Ginásio Poliesportivo, que funciona como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Fonte: Comitê Olímpico Brasil e Olympics.com