O estágio é a primeira porta de entrada no mercado de trabalho para estudantes que estão na faculdade. A experiência é muito enriquecedora para os jovens colocarem em prática o que aprenderam na sala de aula e dá a chance de vivenciarem a rotina e os desafios da carreira escolhida.

Com o trabalho, o estudante também consegue uma boa oportunidade de melhorar o currículo e fazer networking ou até conquistar a primeira efetivação na empresa, além de descobrir quais áreas da profissão tem mais afinidade.

Os programas de estágio são, geralmente, atividades obrigatórias das faculdades para que o aluno possa cumprir sua grade curricular na graduação. Podem funcionar de diversas maneiras: não remunerado ou voluntário, em que você não recebe salário ou bolsa; ou remunerado, quando a empresa oferece um valor determinado pelas atividades exercidas.

Por ser uma etapa tão importante na vida acadêmica, separamos algumas dicas para ajudar você conseguir o seu primeiro estágio remunerado!

Antes de tudo, é muito importante ter um currículo bem montado, mesmo sem experiência profissional. Nele, você deverá apresentar seus dados pessoais, como nome completo, idade, endereço e formas de contato (telefone e e-mail), uma breve descrição do seu objetivo profissional junto com sua área de atuação, formação acadêmica (é importante colocar o início e previsão de término do curso!), suas qualificações e habilidades, além de atividades complementares e cursos extracurriculares.

Não se preocupe em não ter experiência profissional, pois o estágio serve exatamente para que os estudantes sejam inseridos no mercado de trabalho e possam aprender!

Agora que já você possui o currículo pronto, pode entrar em contato com empregadores. Como já falamos uma vez aqui, o LinkedIn é considerado a maior rede profissional do mundo e diversas empresas buscam profissionais para integrar sua equipe por lá. É uma ótima chance para também ampliar seu networking.

Outro site muito conhecido por oferecer oportunidades de trabalho é o Vagas.com.br! Também é possível entrar em contato diretamente com empresas da sua área de estudo, pois muitas delas possuem páginas de carreira onde você pode se inscrever nas vagas disponíveis. Basta montar um bom perfil e ter determinação e paciência para buscar o tão sonhado estágio!

Uma outra dica é procurar recomendações através dos seus próprios professores da faculdade. Isso porque muitos deles exerceram a profissão antes de seguir carreira na docência ou possuem contato direto com profissionais da área, podendo indicar alunos para trabalhos.

Na Unisanta, todos os alunos contam com o apoio do Departamento Universidade Empresa Estágios, que possui ligação direta com empresas em vários segmentos, na Baixada Santista e Grande São Paulo. São cerca de 5 mil empresas que disponibilizam vagas para estágios e também de emprego aos acadêmicos. Nos últimos cinco anos, foram contratados aproximadamente 9000 alunos!

Já o Canal de Talentos é um portal destinado à empregabilidade de alunos e egressos. Neste portal, as empresas conveniadas cadastram suas vagas de estágios/empregos e os alunos/egressos, através de seu Registro Acadêmico (RA), podem consultar as ofertas do mercado trabalho. O ambiente também oferece importantes dicas sobre carreira e mostra histórias inspiradoras de profissionais de sucesso formados na instituição.

Outro órgão de apoio é o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira, que auxilia alunos e ex-alunos da Unisanta ao ingresso no concorrido mercado de trabalho, prestando serviços na área de Recursos Humanos, com orientação de currículos e posturas em entrevistas de emprego.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.