Como utilizar o LinkedIn para um bom networking

58

Você já possui um perfil no LinkedIn? Essa rede social é considerada a maior rede profissional do mundo e conta com, aproximadamente, 550 milhões de usuários em mais de 200 países.

Se você busca crescer profissionalmente e se conectar com pessoas de todo o mundo, sejam elas clientes ou colegas de trabalho, o LinkedIn é o lugar certo. Lá você pode entrar em contato com outros profissionais, ampliar o seu networking e divulgar a sua marca pessoal.

Mas o que é preciso para fazer um bom networking nesta rede social? Aqui vão 4 dicas essenciais para crescer suas conexões e aproveitar esta rede ao máximo:

1. Complete o seu perfil

Ter o perfil completo com todas as informações pertinentes à sua trajetória profissional é fundamental na hora do networking. Ele é como seu currículo, então é preciso prestar atenção em cada detalhe, manter suas informações atualizadas otimizando as palavras para que seu perfil seja encontrado com mais facilidade. Além disso, uma foto profissional também conta muitos pontos. É importante ter um perfil completo para que você cause uma boa primeira impressão, já que dificilmente alguém entrará uma segunda vez se não agradar de primeira.

2. Comece a fazer conexões e interaja com elas

Depois de cuidar do seu perfil e deixá-lo bem completo, agora é a hora de fazer conexões com pessoas que estão na sua área de atuação e que podem agregar algo à sua carreira. Não adianta nada sair adicionando qualquer pessoa, é preciso ter estratégia. Depois de adicionadas, você tem que manter esse relacionamento e pode fazer isso de maneira bem simples: curtindo os posts do seu contato, comentando ou até mandando uma mensagem depois de algum tempo de conexão.

3. Crie conteúdo

Você está interagindo com os posts das suas conexões? Ótimo! E que tal as pessoas interagirem com os seus? Para isso, você precisa se fazer presente e criar conteúdo dentro do LinkedIn. Fazendo isso, você não apenas mostra para as pessoas que tem conhecimento e experiência em determinado assunto, mas também fica mais visível para que novas pessoas descubram você. Usar hashtags nesse caso é essencial.

4. Entre em grupos

Participe de grupos relevantes em sua área de atuação. Comente, responda a perguntas que vão mostrar o quanto você conhece sobre determinado assunto, discuta. Você vai ficar mais em evidência, aprender com outras pessoas e criar novas conexões.

Estar presente no LinkedIn é sobre se conectar com as pessoas e investir no seu marketing pessoal para que você consiga alcançar o seu objetivo, seja ele uma nova oportunidade de trabalho, divulgar o seu projeto ou melhorar o seu networking. Invista nessa ferramenta e boa sorte!

Texto: Maína Ferreira