Como ser resiliente nos estudos e superar as adversidades

678

Que a vida é feita de altos e baixos, sucesso e fracassos, isso todo mundo já sabe. Porém, nem todo mundo possui uma qualidade importante para superar todos esses percalços: a resiliência.

Você já ouviu falar dela?? Provavelmente sim, mas se não ouviu, vamos ajudar você. Resiliência, segundo o dicionário, é a capacidade de rápida adaptação ou recuperação. Em outras palavras, é a qualidade de se manter firme diante de situações desafiadoras e se adaptar a elas. É imprescindível se manter positivo e saber superar as dificuldades durante os estudos também, seja no colégio, na universidade, para um concurso público, etc.

Na prática, exercitar a resiliência para ter sucesso nos estudos é mais simples do que parece. Aqui vamos dar algumas dicas para que você possa tirar o melhor dela:

1. Foque no seu objetivo

Determine o seu objetivo principal e coloque todas as suas fichas nele. Não vale a pena se preocupar com o que não deu certo, ou mesmo ficar ansioso com o que pode acontecer no futuro. Foque no que você precisa fazer no momento para atingir o seu objetivo, dê o melhor de si e siga em frente!

2. Veja as coisas pelo lado positivo

Algumas coisas dão errado e é normal. Uma nota ruim ou aquele projeto que não saiu exatamente como você imaginou. Quando isso acontecer, veja o lado positivo e use a situação para aprender e melhorar no futuro.

3. Aceite as mudanças

Seus horários mudaram? O trabalho está tomando conta do seu dia? Adapte-se a essas mudanças e tente flexibilizar seu tempo da melhor maneira possível para que você possa estudar e isso não atrapalhe o seu objetivo.

4. Peça ajuda

Está com dificuldades em determinada matéria? Peça ajuda para um colega de sala ou seu professor. Eles poderão ajudar você a entender melhor o assunto para que você possa contornar essa situação e ter sucesso no seu curso.

A vida na universidade é um período de muitas mudanças e é necessário se adaptar a elas para que você chegue ao final do seu curso com um bom desempenho e preparo para o mercado de trabalho. Seja resiliente e bons estudos!

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.

Texto: Maína Ferreira