O ENEM, a prova mais concorrida do país, acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Com ela, você pode garantir uma vaga em uma faculdade pública, ou até particular. Estamos aqui para dar algumas dicas para você se sair bem!

Fonte: giphy.com

Primeiramente, precisamos saber como funcionam os dias de prova. No 1º dia, a prova tem duração de 5 horas e 30 minutos e possui 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (você escolhe entre Inglês ou Espanhol) e uma redação dissertativo-argumentativa, que geralmente aborda temas atuais na sociedade.

No 2º dia, são 5 horas de prova e 90 questões nas áreas de Matemática e suas Tecnologias: exercícios de Matemática, aplicados em coisas do cotidiano, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

Além disso, uma das partes mais importantes da prova é a redação dissertativo-argumentativa. O ENEM adota cinco critérios para corrigir, que são:

• Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa;
  • Compreensão da proposta apresentada e os conceitos utilizados para desenvolver o tema;
  • Seleção, interpretação e organização de fatos, informações e argumentos para defender sua opinião;
  • Construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema apresentado.

Sabendo de tudo isso, você pode começar a se preparar para o ENEM e ter uma noção de como se organizar.

A primeira dica é escolher um cantinho dos estudos, para não ter distrações na hora de estudar. Depois, é importante montar um cronograma de estudos com todas as disciplinas e os tópicos mais importantes delas.

Na internet, você pode achar o edital de provas antigas para saber as orientações da prova, qual conteúdo pode ser cobrado, o que levar e não levar na hora, etc.

Já que o ENEM sempre utiliza temas atuais em suas provas, também é bom acompanhar veículos de notícias como TV, jornais, revistas e até Internet. Outra dica é fazer redações no modelo do ENEM sobre fatos divulgados na mídia para estimular seu pensamento crítico e se preparar. Se for possível, peça para um professor corrigir.