Felipe Ribeiro destacou sua experiência na Agência de Publicidade da Unisanta como o início de uma carreira premiada mundialmente.

A melhor campanha impressa de publicidade do mundo, vencedora do Grand Prix – categoria Print & Publishing, no Cannes Lions International Festival of Creativity 2018. Esta é a melhor forma de definir o trabalho desenvolvido por Felipe Ribeiro, formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e aluno do Colégio Santa Cecília desde a Educação Infantil.

Felipe, que é Diretor de Criação da Agência África, idealizou ao lado de uma equipe de renomados profissionais uma campanha para marca de cerveja Budweiser denominada Tagwords. O case utilizou peças de mídia impressa, que traziam quatro elementos: um ano, o nome de um grande festival mundial de música, a marca Budweiser e a indicação para buscar essas palavras, juntas, no Google.

A ideia era fazer o público descobrir, através de uma busca na internet, a conexão da marca com grandes astros da música, que aparecem em fotos antigas segurando garrafas da cerveja.

De acordo com Felipe, para mostrar a relação íntima que a marca tem com a música, foi realizada uma pesquisa na internet que foram encontradas fotos históricas de lendas da música casualmente segurando ou até brincando com uma Budweiser. Mas nenhuma marca no mundo teria condições de expor essas fotos, por todas as questões comerciais que as envolvem.

“Achamos uma forma de mostrar essas imagens sem de fato mostrá-las, através das tag words, que são palavras-chave que direcionam o usuário até um resultado. Foi uma forma de hackear a questão dos copyrights para conseguir expor imagens que fazem parte da história da marca”, disse o Diretor de Criação.

Elogios – Em entrevista ao site brasileiro Meio&Mensagem, Rodolfo Sampaio, sócio da Moma  Propaganda e participante do júri em Cannes, afirmou: “Todas as campanhas eram muito boas, mas o trabalho da Africa acabou ganhando a preferência pelo conjunto da peça e, no fim, a definição até que acabou sendo praticamente unânime”. Para Sampaio, o Grand Prix foi conquistado pela inteligência que a agência teve em conectar o elemento mais tradicional da categoria – uma peça de mídia impressa – ao universo digital. “Foi um jeito totalmente novo de trabalhar o print, que saiu do lugar comum e mostrou como a internet também pode ser incorporada a esse universo”, conta.

Também em entrevista pelo site especializado, a presidente do júri da categoria Print & Publishing, Kate Stanners, presidente e CCO (Chief Creative Officer) global da Saatchi & Saatchi, elogiou muito a ideia criativa da peça. “Esse Grand Prix é o símbolo de uma peça perfeita de Print: é clássico, puro, simples e ao, mesmo tempo, capaz de te levar para outro lugar. A peça é tão fantástica que, ainda que você não pretendesse fazer a busca por aqueles termos no Google, você fica curioso e certamente fará”, elogiou Kate.

Outras premiações – Além do Grand Prix, Felipe Ribeiro ainda ganhou outros 7 prêmios na edição de 2018 do Festival de Cannes. E esse não foi o primeiro destaque do ex-aluno da Unisanta no cenário mundial da publicidade. Já conquistou outros dois leões em Cannes em 2016, além de vários outros prêmios internacionais como One Show, London Awards, Clio Awards, El Ojo e diversos prêmios nacionais, como algumas estrelas no Clube de Criação.

#orgulhodeserdosanta – Formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta em 2008, Felipe estudou no Colégio Santa Cecília desde a Educação Infantil (antiga pré-escola). O publicitário é formado também em direção de cinema na School of Visual Arts, de Nova York e estudou ainda roteiro e fotografia. Já passou pelas melhores agências de País como Ogilvy, Geometry Global, Santa Clara e JWT.

Quando perguntado sobre sua trajetória como universitário na Unisanta, Felipe é enfático: “O que mais me marcou na época de estudante foi meu trabalho na Agência Universitária da Unisanta. Acho que foi minha porta de entrada no mercado e nas premiações também”. Felipe citou ainda a professora Renata Alcade, que hoje é docente de pós-graduação da área na Unisanta. “Renata fazia de tudo para que a gente pudesse participar das premiações, festivais”

Reconhecimento – Para o publicitário, foi na Agência de Publicidade que começou sua trajetória de premiações. “Ganhei o Festival Universitário de Comunicação e o meu Trabalhado de Conclusão de Curso foi considerado o melhor do Brasil pela Associação dos Profissionais de Propaganda. Foi tudo através da Agência Universitária”, afirma.

O ex-aluno relembra também com carinho de outros professores como Paulo Valiengo, Cida, Giovanna (atual coordenadora do curso) e Luiz Gustavo, todos focados na área de criação e cultura. “Lembro muito desses professores e guardo com carinho”, conclui.