Figura 1

De acordo com os dados da Praticagem de São Paulo, o mar começou a ficar agitado na manhã de terça-feira (10/07), com ondas de altura significativa superior a 2 metros na Baía de Santos. Com base nos resultados dos modelos do NPH-Unisanta, a previsão é que o mar continue agitado até a próxima quinta-feira (Figura 1 e 2).

Além disso, a maré alcançou a marca de 1,80m por volta de 14h, representando um aumento de 40cm em relação à tábua de marés. A previsão de maré acima do normal se mantém para a próxima quarta-feira.

Entretanto, ressalta-se que esses valores podem ser superados com a ocorrência de rajadas de vento intensas, como ocorrido na manhã de hoje, em que foram registrados pela Praticagem de São Paulo ventos de 40km/h com rajadas de 60km/h. De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 17h45 de terça-feira (10/07/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2