Dia Nacional do Químico: conheça a data!

130

O Dia Nacional do Químico, em 18 de junho, celebra a promulgação da “Lei Mater dos Químicos” de 1956, destacando a importância dos químicos para o desenvolvimento científico e industrial do Brasil. 

Conheça mais!

Como surgiu o Dia Nacional do Químico?

A data remete para o ano de 1956, quando o presidente Juscelino Kubitschek promulgou a “Lei Mater dos Químicos” – Lei n.º 2800/56. Essa lei foi um marco para os profissionais da Química no Brasil, pois regulamentou o exercício da profissão e criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Qual a importância do Químico?

A comemoração desse dia relembra as conquistas alcançadas com a lei, além de homenagear o trabalho dos químicos. Esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento técnico-científico e industrial do país. 

É um papel crucial para o bem-estar da sociedade, pois garantem que produtos como medicamentos, alimentos e itens de higiene e limpeza sejam fabricados com qualidade. Isso beneficia a saúde dos consumidores e dos trabalhadores, além de minimizar os impactos ambientais.

Como se tornar um químico?

Para se tornar um químico, o estudante pode optar por diversos cursos superiores. Nesses cursos, aprende-se a realizar análises físicas e químicas, desenvolver e registrar produtos, além de planejar e supervisionar etapas de produção.

Leia mais: Curso de Engenharia Química: conheça mais sobre a graduação!

Quem estuda Química pode atuar em processos produtivos que envolvem modificações físico-químicas de matérias-primas, principalmente em indústrias química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos. O engenheiro químico também pode gerenciar o tratamento da água e a disposição dos efluentes para proteger o meio ambiente.

Veja depoimento: