Dia Internacional da Dança: conheça a data comemorativa!

607

O Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, é uma ocasião dedicada a honrar uma das formas de arte mais vibrantes e antigas. A dança tem a capacidade única de capturar e transmitir traços distintivos das diversas culturas ao longo do tempo. Com uma ampla gama de estilos, cada um com sua própria personalidade, o Dia da Dança visa celebrar e valorizar essas identidades únicas.

Qual a origem do Dia Internacional da Dança?

A comemoração foi estabelecida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco, com o propósito de reconhecer e promover a arte da dança tanto artisticamente quanto educacionalmente.

Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), renomado mestre do balé francês e autor da influente obra “Lettres sur la danse” (“As cartas sobre a dança“). Noverre, além de bailarino, atuou como professor de balé e deixou uma contribuição significativa para a história da dança.

Curiosamente, o 29 de abril também é o dia de nascimento de uma figura brasileira importante para o balé, Marika Gidali, cofundadora do Ballet Stagium em São Paulo ao lado de Décio Otero. No Brasil, essa data é uma oportunidade de homenagear e reconhecer a contribuição de Gidali para o desenvolvimento e apreciação da dança no país.

O objetivo por trás da criação é fomentar o apoio governamental e o reconhecimento público da importância da arte da dança. Dessa forma, incentivando políticas que promovam e protejam essa forma de expressão em todo o mundo.

Qual a importância do Dia Internacional da Dança?

A data busca sensibilizar governantes e o público sobre a relevância da dança, incentivando investimentos em infraestrutura e educação para sua preservação.

Adicionalmente, a prática da dança proporciona uma ampla gama de benefícios à saúde, incluindo aspectos terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e científicos. Durante a dança, o cérebro libera serotonina, melhorando humor e sono, como em outras atividades físicas, proporcionando sensação de alívio.

Neste dia especial, associações, escolas e outras entidades ligadas à dança organizam uma variedade de atividades. Elas promovem esta forma de arte, reconhecida como uma linguagem universal que defende ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

Unisanta

Foto: Alex Castro

No curso de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Unisanta, há um grupo de dança que participa regularmente das aberturas dos Jogos da Unisanta, apresentando um espetáculo que inclui diversos estilos de dança. Os alunos do curso produzem e executam totalmente essas performances.

Leia mais: Curso de Educação Física: conheça mais sobre a graduação!

A instituição também possui o curso de pós-graduação EAD Dança: Arte, Esporte e Educação, que tem o objetivo de oferecer diversas modalidades de dança, focalizar a história e a formação de cada uma e trazê-las aos contextos mais atuais, o desenvolvimento científico e pesquisa, mostrando que a dança abrange muito mais do que apenas espetáculos.

Gostou? Saiba mais aqui.