Dia do Eletricista – Entenda a importância

1002

Celebrado em 17 de outubro, o Dia do Eletricista é uma homenagem aos profissionais que desempenham um papel fundamental na instalação, manutenção e segurança das redes elétricas em empresas, residências e espaços públicos. 

Entenda mais sobre a profissão

Qual a origem do Dia do Eletricista?

Apesar de não haver um registro oficial sobre a origem exata da data, estabeleceu-se o Dia do Eletricista para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais. Eles são responsáveis por garantir o funcionamento seguro da energia elétrica em diversos setores da sociedade.

A escolha da data pode estar relacionada à necessidade de destacar a importância da profissão. Isso ocorre em um momento de crescente demanda por eletricidade e avanços tecnológicos.

  • História

A eletricidade chegou ao Brasil em 1879, no mesmo ano em que Thomas Edison inventou a lâmpada. D. Pedro II autorizou a implementação dessa nova tecnologia no país, inicialmente voltada para a iluminação pública.

Em 1881, instalaram o primeiro sistema de iluminação pública em um trecho da atual Praça da República, no Rio de Janeiro. Em 1883, Campos dos Goytacazes inaugurou o primeiro serviço público de iluminação do Brasil e da América do Sul.

Esses marcos históricos simbolizam não apenas a chegada da eletricidade ao país, mas também o surgimento da demanda por eletricistas. Com a expansão do uso da energia elétrica, a necessidade de profissionais qualificados tornou-se cada vez mais evidente.

Sindicatos e associações promovem o Dia do Eletricista para destacar a importância da capacitação técnica e da valorização da profissão no mercado de trabalho.

Qual a importância do eletricista?

Ele é responsável pela construção, operação e manutenção da rede elétrica, além de realizar inspeções para assegurar a integridade das instalações e fazer a instalação de medidores de energia, entre outras funções.

Esses profissionais planejam, instalam, mantêm e reparam sistemas elétricos em residências, comércios, indústrias e vias públicas, garantindo que a energia seja distribuída com segurança e eficiência em todos os locais.

Mas qual é o certo: Dia do Eletricista ou Dia do Engenheiro Eletricista?

O eletricista é, geralmente, um profissional de nível técnico, enquanto o engenheiro eletricista possui formação superior no curso de Engenharia Elétrica, oferecido por universidades.

Celebra-se o Dia do Engenheiro Eletricista em 23 de novembro, data que marca a fundação do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, em 1913. No entanto, essa data só foi oficializada no Brasil com a promulgação da Lei n.º 12.074, em 29 de outubro de 2009, baseada no Projeto de Lei n.º 2.545, de 2003.

Na Unisanta, os alunos de Engenharia Elétrica têm uma integração com o mercado de trabalho que ocorre pela possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica sob a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), envolvendo alunos e ex-alunos da Unisanta. 

Confira mais aqui.